domingo, 6 de julho de 2014

CATEGORIA que se UNE NA LUTA obtém o RESPEITO de todos!

Ano passado, nós, professores da rede estadual da EJRC, passamos por um longo e doloroso processo de luta contra a Municipalização e doação do prédio de nossa escola. Ao termos conhecimento deste fato, fomos à luta, "arregaçamos as mangas" e buscamos ajuda aonde nos foi possível chegar. Obtivemos muitos apoios importantes para a nossa luta: alunos, pais, comunidade, políticos, diversos profissionais de todas as áreas e diversos colegas professores, tanto da rede pública, quanto da rede particular.
Entretanto, vimos vários colegas fingirem não entender e até torcerem a cara para a nossa luta. O que é estranho, pois tratava-se da luta de uma categoria contra um grupo de opressores. Não era uma luta política partidária, mas algumas pessoas, tentando justificar a sua inércia e falta de adesão à nossa luta, chegaram a usar esta desculpa, espalhando-a aos quatro cantos sem muito sucesso.
Graças à luta travada por todos nós, obtivemos sucesso e estamos tendo um ano tranquilo, o que não nos impedirá de voltarmos a lutar todas as vezes que se fizer necessário.
Nos últimos dias, venho acompanhando a luta dos professores da rede municipal aqui de Águas Belas, através de conversas e de leituras das postagens nos blogs e nas redes sociais. E, sempre que leio algo interessante, compartilho em minhas redes sociais, como forma de dar apoio aos meus colegas de profissão. E decidi que meu apoio ficaria por aí.
Entretanto, algo me fez repensar esta minha postura, pois lembrei-me que quando fiz parte do grupo que lutava em defesa da EJRC, a cada novo apoio que recebíamos, nosso grupo se fortalecia e continuava com mais força e fé na vitória. Além disso, para nós, a indiferença de nossos colegas para com a nossa luta era algo inconcebível, que nos fazia sofrer, mas tentamos entendê-los, pois cada um deve lutar por aquilo que acredita. E os respeitamos. Até a hora em que alguns colegas professores se posicionaram contra a nossa luta, inclusive colegas da rede municipal, e nós sofremos mais ainda por isso.
Hoje, analisando a luta dos meus colegas da rede municipal, eu os vejo passando por isto também: a falta de adesão de toda a categoria a favor de uma luta por respeito e pela garantia de direitos já adquiridos. Vejo colegas de profissão fingindo não entender a luta, distorcendo as razões, se omitindo, alegando diversos motivos ou simplesmente sem alegar nada: sem justificativas e sem explicações. Como uma forma de menosprezar mais ainda o grupo que está a frente da luta pelos direitos que serão para toda a categoria. Vejo um grupo de jovens professores, idealistas, que estão se expondo, ao se apresentarem para a luta contra um sistema opressor, que em nada difere de outros sistemas implantados em outras cidades e em outros estados, pois a Educação não é prioridade em nosso país, nem em nosso estado, nem em nosso município.
Entre estes jovens professores idealistas, há vários ex-alunos meus, o que me alegra, pois percebo que algo de mim ficou neles: a vontade e a força de lutar por aquilo que acreditamos, sem medo dos opressores ou das possíveis perseguições. Sempre em busca de justiça e não de benesses particulares; pensando no coletivo, na categoria e não em seus próprios umbigos ou em "carguinhos" e "funções" comissionadas que são fugazes, a não ser para aqueles cuja vontade de se darem bem é tanta, que acabam se perpetuando neles, mudando de "lado" a cada troca de governo.
Por isso, por acreditar que NÓS PROFESSORES somos uma CATEGORIA que precisa se UNIR para MELHORAR A EDUCAÇÃO em NOSSO PAÍS é que APOIO a LUTA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE ÁGUAS BELAS a FAVOR DO RESPEITO AOS DIREITOS DA CLASSE e CONTRA TODA FORMA DE REPRESSÃO e/ou PERSEGUIÇÃO AOS PROFESSORES QUE ESTÃO FAZENDO PARTE DESTAS MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS EM PROL DE TODOS QUE COMPÕEM A CATEGORIA.
CATEGORIA que se UNE NA LUTA obtém o RESPEITO de todos!
CADA UM LUTA POR AQUILO QUE ACREDITA OU POR AQUILO QUE É PAGO PRA ACREDITAR! 
Pensem nisso, colegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário