sábado, 19 de julho de 2014

Conto criado a partir de uma fotografia antiga

Na turma do 1º Ensino Médio "G", apresentei uma fotografia antiga de um homem que viveu em nossa cidade há muitos anos, e, portanto, não era conhecido pelos alunos da turma e solicitei deles que criassem um conto. Anteriormente, eu já havia trabalhado com esta turma a estrutura deste gênero textual. Por isso, os deixei livres para soltarem a sua criatividade, desde que o personagem principal fosse aquele homem que eles "percebiam" naquela fotografia amarelada pelo tempo. Após as produções feitas e apresentadas oralmente, eu trouxe para a sala o filho deste homem, que falou um pouco sobre a vida do seu pai e sobre os valores que ele lhe havia ensinado.
Eis aqui uma das produções:


A vida de Seu João

Seu João nasceu no estado de São Paulo, na cidade de Rio Claro, na Rua da Liberdade, no ano de 1948. Ele era alto, magro, de cor branca, era de família rica, casado com Dona Tereza e tinha quatro filhos, que se chamavam: Pedro, Paulo, Maria e Josefa, que estava estudando para administrar a empresa de seu pai, pois ele já estava muito velho, tinha 66 anos e já não podia mais trabalhar. Ele era muito chato e ignorante.
Em um certo dia, quando ele ia chegando em sua empresa, soube que um dos motores tinha queimado  e por isso tinha perdido toneladas de açúcar. Sem querer saber como tinha acontecido, foi logo xingando todos os funcionários e os mandando embora.
Os funcionários tentaram explicar, mas ele não queria saber de nada. Até aqueles que não tinham nada haver, ele os mandou embora.
No dia seguinte, chegou o outro motor. O instalador ainda não tinha concluído a instalação, porém Seu João não quis nem saber, pois estava perdendo toneladas de açúcar, e o ligou mesmo assim. E quando ele ligou, aconteceu um curto circuito e ele acabou se queimando todo.
Após passar vários meses na UTI, ele pegou uma doença, que não tinha cura, e acabou morrendo.

 Gabriela Eloi da Silva





Um comentário:

  1. Muito Obrigado pela a sua postagem, me ajudo muito, ela e muito bonita maneira e espirante...

    ResponderExcluir