domingo, 21 de abril de 2019

Jovens fazendo e vivenciando arte

Apesar de conviver diariamente com jovens na EJRC e em minha cidade, sempre me surpreendo com os talentos e os dons que eles possuem e que, graças a Deus, mais cedo ou mais tarde, eles têm a oportunidade de deixar vir à tona. Foi assim durante este mês de abril, no qual tive o prazer de me "surpreender" com estes jovens talentosos em algumas ações e, mesmo sem ter maiores detalhes ou dados sobre estes grupos e ações, eu os citarei aqui como uma forma de homenageá-los e incentivá-los a continuarem.
Iniciarei falando sobre o Projeto Quebrando Preconceitos Construindo Respeito - Ano III, coordenado pelos professores Fulni-ô Sara Zeferino, Daniely Pontes e Warlyson Ferreira, para comemorar o Dia do Índio na EJRC, através de diversas ações vivenciadas nos turnos diurnos, no dia 16/04: palestras perfeitas comandadas pelos convidados Fulni-ô: Ydiarrury Severo e Maike Torres, no turno da manhã e Ayruman Ferreira e Wertley Oliveira, no turno da tarde; sempre seguidas de apresentações de dança com crianças e jovens Fulni-ô; venda de artesanatos e oficina de pintura corporal; Exposição de Fotografias e Artesanato Fulni-ô; apresentações de peças teatrais, baseadas nas obras de José de Alencar: Ubirajara e Iracema. Ficando evidente o talento, a dedicação, o amor e o empenho dos participantes em cada uma das ações planejadas e executadas em conjunto pelos estudantes, professores e convidados índios Fulni-ô e não índios.
Tive o prazer de ver em ação mais um grupo de jovens talentosos da nossa cidade nas apresentações musicais do Coral, que participou da celebração religiosa, no dia 18/04, na Igreja Matriz de São Sebastião. Em cada uma das músicas cantadas por eles havia a magia da união daquelas belas vozes que casavam perfeitamente bem com os acordes dos instrumentos musicais. E mais uma vez, presenciei o amor, a dedicação, o empenho e o talento que transparecia no brilho dos olhares daqueles jovens, cuja arte estava a serviço do amor à Deus. 
E, para fechar com chave de ouro esta semana, no dia 19/04, assisti  na praça central da nossa cidade, à apresentação da Paixão de Cristo - O Teatro, vivenciada por um grande grupo de jovens e crianças, de religiões diversas, mas unidos pelo amor à arte e a Jesus Cristo. Um espetáculo que mescla teatro, vídeo, dança e música de forma coordenada e que transporta os espectadores aos últimos momentos da vida de Jesus, provocando-os a fazerem uma reflexão sobre atitudes e posturas diante da vida e do mundo. Um espaço aberto para que os nossos jovens exponham os seus talentos no palco ou nos bastidores, durante a apresentação ou na preparação dos figurinos, dos cenários, das maquiagens, da sonoplastia, da iluminação, enfim, um projeto ideal para acolher e expor todos os tipos de talentos existentes em nossa juventude.
Através dessas ações, os nossos jovens saem do anonimato, tornam-se protagonistas e nos surpreendem, pois ao serem estimulados a participarem, eles se exercitam nas mais diversas formas de arte que são utilizadas. São projetos e ações que os incentivam a convivências saudáveis, nas quais lhe são oferecidas oportunidades para  eles desenvolverem as suas potencialidades e se relacionarem com outros jovens, em ambientes sadios.
Bom seria se todos os setores da nossa sociedade passassem a ser parceiros e incentivadores de ações voltadas para desenvolver nas nossas crianças e jovens o gosto pelos estudos, pela leitura, pela escrita e pelas artes. E que as famílias tivessem uma dedicação maior à formação religiosa e moral de seus filhos. Só assim a nossa cidade teria a felicidade de ter uma juventude sadia, com práticas saudáveis, longe dos vícios e da busca desenfreada por coisas que não representam os bons valores. E todos os dias seriam dias de nos surpreendermos com os talentos artísticos de nossos jovens aguasbelenses.
Feliz Páscoa! Que venha a renovação! 

PS (1): A felicidade minha foi maior ao constatar que em todas estas três ações havia um grande número de alunos e ex-alunos da EJRC.

PS (2). Coloque nos comentários outros bons projetos vivenciados pelos jovens de sua cidade e que tenha lhe surpreendido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário