domingo, 1 de maio de 2016

Dia do Índio... Que índio é esse?





                Atendendo a um convite para participar das comemorações do Cinquentenário da EJRC, as professoras Januacele Costa e Fábia Fulni-ô trouxeram para a escola um projeto elaborado com a finalidade de levar até os estudantes universitários, durante o mês de abril, temas sobre o atual índio brasileiro, propondo reflexões a partir de fatos históricos ocorridos no Brasil desde o processo de colonização até os dias atuais, que impactaram nas etnias indígenas, além de apresentar dados sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com o Povo Fulni-ô pelos três professores participantes e organizados em uma Mesa Redonda com os palestrantes: Profª. Dra. Januacele da Costa (UFAL-Campus Maceió), Profª. Dra. Fábia Fulni-ô (UFAL-Campus Sertão) e o Prof. Elvis Ferreira (Mestrando PPGLL/UFAL). Finalizando com uma apresentação cultural do Grupo Khalitxa Saaklete, que foi organizado pela Profª. Fábia Fulni-ô, especialmente para realizar estas atividades durante o mês de abril, que é dedicado aos índios. E, para que este projeto fosse vivenciado nesta escola de Ensino Médio, foi dado a ele um formato  diferenciado.
            Vale lembrar que, além de ter sido aluna, Januacele Costa, Jane, também foi professora na EJRC por vários anos, nos quais promoveu projetos e ações que foram bastante significativos para a história da escola e para os seus alunos, dentre os quais, alguns seguiram o seu exemplo e, atualmente, são professores no Velho João.
            O evento contou ainda com a presença da Srª Lourdes de Guilé e Maria José, tia e mãe de Fábia Fulni-ô; do ex-aluno e Prof. Cledson Tadeu; do ex-aluno Ildebrando Gutemberg, fazendo a cobertura para o Blog IGS WEB. COM.BR; dos alunos, funcionários, professores, equipe gestora e  das técnicas da GRE-AM, as professoras Irailde e Elenilza, que vieram representando a Profª Adelma Elias, atual gestora desta Gerência.
            O Grupo Cultural Khalitxa Saaklete, formado por oito integrantes, sendo alguns ex-alunos, Cícero de Brito (Djik), Irailton Pereira, Acácio Veríssimo, Elvis Ferreira (o palestrante), Ivolene Pereira, Ivanilde Correia, Sônia Pereira e Nelma Pereira fizeram apresentações de diversas danças que emocionaram e empolgaram os presentes a se arriscarem no passo. E, de acordo com Djik, com autorização das lideranças Fulni-ô, o grupo apresentou o Toré, dança sagrada para este povo e reservada apenas para momentos especiais.
            De fato, foi um momento mais do que especial, no qual a Escola João Rodrigues Cardoso homenageou e agradeceu as parcerias firmadas entre esta escola e o povo Fulni-ô, pois ao longo destes cinquenta anos esta instituição de ensino vem tendo a honra de ter em seu quadro de servidores e de alunos, índios desta etnia. Somos todos Fulni-ô! YOO HE FULNI-Ô!










































 
                                                                                                                                                     
Fotos by Alba Silva, Daniely Pontes e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário