terça-feira, 12 de abril de 2016

DIA DO ÍNDIO... QUE ÍNDIO É ESSE?


Dando início às ações que têm como objetivo trazer os ex-alunos da Escola João Rodrigues Cardoso, que estão se destacando em suas profissões, para participar das comemorações do Cinquentenário desta escola, acontecerá uma mesa redonda seguida de apresentações culturais e venda de artesanato Fulni-ô, no próximo dia 29 de abril, às 9h, nesta instituição escolar.
Os três palestrantes são da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e desenvolvem trabalhos e pesquisas ligados ao povo Fulni-ô, lembrando que as palestrantes: Drª Januacele da Costa e Drª Fábia Fulni-ô são ex-alunas da EJRC, além disso, a professora Januacele, ou simplesmente Jane, como carinhosamente é chamada pelos que fazem esta escola, foi professora por vários anos no Velho João, influenciando significativamente a vida dos jovens que tiveram o privilégio de serem seus alunos. A professora Fábia defendeu recentemente a sua tese de doutorado, tornando-se a primeira doutora do povo Fulni-ô. Ambas dedicam sua vida acadêmica ao estudo dos aspectos linguísticos do Yaathe, a língua deste povo. Elvis Ferreira, também é Fulni-ô, trabalha com a documentação de narrativas de anciões do seu povo.
Será um momento para reflexão sobre aspectos atuais ligados aos povos indígenas, de acordo com a professora Fábia, visto que durante o mês de abril o índio passa a ser um assunto bastante presente em diversos meios, por isso a necessidade de refletirmos sobre este tema: DIA DO ÍNDIO... QUE ÍNDIO É ESSE?

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa, adoraria estar aí para ver! Parabéns a todxs que fazem parte dessa família que é o "Velho João"!

    ResponderExcluir