sexta-feira, 10 de julho de 2015

PROJETO LOURDINHA MELO - POETISA AGUASBELENSE

No dia 06 de abril deste ano, publiquei aqui neste blog uma pequena homenagem a uma amiga muito querida, Dona Lourdinha Melo, escritora da minha cidade, cujos poemas procuro sempre trabalhar em minhas aulas, especialmente com a turma do 2º Ensino Médio "A". 
Era o início das ações previstas para o Projeto Lourdinha Melo - Poetisa Aguasbelense, elaborado para ser vivenciado em comemoração aos 80 anos de idade que ela completaria em maio, quando então eu a convidaria para vir conhecer os meus alunos desta turma, para que ela apresentasse o seu livro lançado mais recentemente A Aldeia do Meu Sonho, e falasse sobre o primeiro livro dela Raízes. 
Entretanto, devido a algumas situações surgidas, este momento de sua visita foi adiado e somente na última quarta feira, 08 de julho, este encontro aconteceu e transformou-se num momento mágico, no qual os alunos a homenagearam através de atividades planejadas e desenvolvidas por eles. 
A turma dividiu-se em grupos, ficando cada um responsável por alguma tarefa para que tudo corresse da melhor maneira possível: a decoração e preparação do ambiente, que teve a ajuda extra de Elias Dionízio, da turma do 3º E. M. “B”; o recital de dois poemas do seu primeiro livro, do poema completo que compõe o segundo livro e do poema feito em sua homenagem pela sua sobrinha Ariádine; as apresentações musicais; a elaboração de uma entrevista para ser feita na hora e a apresentação de slides com fotos e fatos marcantes sobre a vida da nossa homenageada. 
Por ser um ser iluminado, Dona Lourdinha cativou a todos e, de fato, foi a “dona da festa”, contou “causos”, declamou poemas, falou de sua vida, de seus amores, da nossa cidade, dando um show de jovialidade, força, fé e amor à vida, à nossa cidade e às pessoas daqui. 
Além dos alunos desta turma, vieram também prestigiar a nossa elegantíssima poetisa, o seu filho e cantor Danúbio Melo, o artista e professor Sérgio Brandão, além dos meus colegas do Velho João: professores, pessoal administrativo e a diretora Keyla Leite. 
Um encontro de muitas emoções e apresentações planejadas e espontâneas: de músicas e de falas, no qual buscou-se apresentar a esta geração a jovialidade contida em uma senhora octogenária, cujas ideias e conselhos lhes serão de muita serventia. 
E para encerrar com chave de ouro esta manhã literária, a autora autografou alguns livros adquiridos pelos presentes na hora, sorteou um exemplar entre os alunos e, logo após, a EJRC ofereceu flores para a nossa queridíssima Dona Lourdinha e um delicioso bolo para todos os presentes. 
No dia seguinte, ao fazer a avaliação do projeto com os meus queridíssimos alunos desta turma, tive o prazer de ouvir os mais emocionantes e agradecidos depoimentos sobre o que representou para eles conhecer Dona Lourdinha. Foram unânimes em afirmar que jamais esquecerão as sábias palavras de incentivo proferidas por ela, quando se dirigiu a eles, nem do exemplo de vida que ela representa. Inclusive, muitos dos que já “incursionam pelo mágico mundo das palavras”, sentiram-se mais estimulados a escrever e a nunca desistir de seus sonhos. E lá se foi mais uma “tonelada” de lágrimas. 
Em nome deles, eu lhe agradeço por este momento tão belo, Dona Lourdinha. Muito obrigada, minha amiga! 
Ah, se pudéssemos de vez em quando lhe roubar um pouquinho do seu tempo para termos o prazer de sua presença em nossas aulas!!! 

Seguem algumas imagens:  






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário