quarta-feira, 8 de julho de 2015

Autorretratos digitais - a onda das selfies invadindo a minha aula de Arte

Durante as aulas de Arte, com as minhas turmas do 1º Ensino Médio, analisamos alguns autorretratos de pintores de diversas épocas e estilos, presentes no livro didático desta disciplina, e a partir de uma proposta elaborada pelos autores deste livro, iniciamos as produções de autorretratos, buscando linguagens artísticas diferentes: colagens, desenhos, montagens etc.
Para finalizar, após uma discussão em grupo sobre o uso (in)devido dos autorretratos nas redes sociais, os famosos selfies, ou as famosas selfies,(como queiram, visto que estudiosos da língua ainda não chegaram a um consenso sobre o gênero desta palavra), propus aos meus alunos do 1º EM "G" que fizessem o seu autorretrato, sua selfie e desse a ela um status de obra de arte, com direito a título e nome do artista.

Primeiro uma selfie com todo o grupo que participou da atividade:


Vamos conferir as produções individuais?

1ª: Um sorriso é tudo - Jéssica Araújo.


2ª: Já é o bastante Deus reconhecer o meu valor - Taissa Santos.


3ª: Sorria, isso basta! - Bruna Cavalcante.


4ª: O meu eu - Daniel Barcellos.


5ª: Menina risonha - Alice Aparecida.


6ª: Solteiro sim - Jonas Antunes.


7ª: Louco, porém feliz - Wellington.


8ª: Que seja infinito o que me faz bem - Whédny.


9ª: Sempre feliz - Leidaiane Santana. 


10ª: Sempre romântica - Marciana Gama.


11ª: Linda - Rafaela Souza.


12ª: Minha fé irá me levar aonde o impossível torna-se real - Lucimara. 


13ª: Cara ou coroa - Elias Jonas.


14ª: É Deus que me conhece - Tailson Pereira.


15ª: Tão natural quanto a luz do dia - Ivoneide Maria.


16ª: Feliz sempre - Anny Rodrigues.


17ª: Sempre natural - Jocielma Gomes.


18ª: Sempre eu - Esmael Souza.


19ª: O fim é apenas o início - Morgana Alves.


20ª: Sempre com a cabeça erguida - Jailma Viana.


21ª: A vida ensina - Aline Martins.



22ª: A vida é bela - Vanúbia Bezerra.

23ª: Simplicidade - Tamirez Gama.


24ª: Simplesmente linda - Ogenícia Santos.


25ª: Roni GD 100% - José Ronildo.

Após estes momentos descontraídos e das conversas, nas quais eles expuseram as suas opiniões em relação aos diversos aspectos positivos e negativos da exposição (demasiada ou não) nas redes sociais, pude perceber que faz-se necessário outros momentos de discussões, debates, exposições de algumas leis, enfim, tudo o que puder lhes orientar, pois as redes sociais e o mundo digital nem sempre são compreendidos e utilizados como deveriam pelos jovens.
Além disso, percebi também, que não há muita graça em se fazer selfie na sala de aula quando a professora solicita. Eles preferem fazer às escondidas, durante as aulas, achando que nós não estamos percebendo. 
E às vezes nem estamos mesmo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário