quinta-feira, 21 de agosto de 2014

RESULTADO DO I CONCURSO DE CRÔNICAS DO 1º ENSINO MÉDIO "A"

Este ano, o Projeto O LIVRO QUE EU LI, vivenciado nas turmas nas quais eu ensino Língua Portuguesa, entra no seu quarto ano de existência, tendo sido modificado e reestruturado ao longo deste tempo, visando atender, a cada ano, aos novos perfis de alunos da EJRC, os quais vêm demonstrando uma resistência maior ao ato de ler livros e buscar na literatura motivos para sonhar e ser feliz.
Triste realidade, visto que a leitura, por sua relevância na formação do indivíduo, deveria ser algo trabalhado desde antes do seu nascimento, cabendo inicialmente aos pais, esta tarefa de "apresentar" às crianças o mundo encantado da leitura. Dando a elas, uma base que se consolidaria nas práticas docentes, quando estes iniciassem sua vida acadêmica.
Entretanto, devido a diversos fatores, que não convém comentar agora, poucas são as crianças que têm acesso à leitura em suas casas, com os seus familiares, chegando à escola sem esta base, cabendo aos seus professores das séries iniciais os conduzirem para o fantástico mundo da leitura.
Tarefa que nem sempre é bem conduzida por alguns colegas, visto não terem eles também desenvolvido este hábito. É uma constatação triste, porém verdadeira. Que resulta em alunos chegando ao Ensino Médio desconhecendo completamente os grandes mestres da literatura brasileira e universal.
Por isso, elaborei estre projeto de leitura, que vem sendo desenvolvido e colhendo alguns frutos ao longo da sua aplicação. 
Na segunda unidade bimestral, da turma "A", do 1º Ensino Médio, fizemos leitura de livros de contos e de crônicas, de autores brasileiros, de épocas diferentes. Fizemos a análise deste gênero textual, através da leitura de diversas crônicas em sala de aula e, a partir daí, eu os incentivei a participar de um concurso de crônicas, cuja proposta era a seguinte:
PROJETO O LIVRO QUE EU LI – ANO IV/2014.    
I CONCURSO DE REDAÇÃO.
GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA.
Proposta:
A partir da leitura que você está fazendo, produza uma crônica, cujo tema será “O LIVRO QUE ESTOU LENDO”.
Não esqueça:
  • De criar um título;
  • De citar, em seu texto, o nome da obra e do autor;
  • De comentar aspectos do livro;
  • De expor como você está se sentindo ao ler o livro;
  • Seu texto deverá ter o mínimo de 30 linhas e ser escrito na variedade padrão;
  • De ler e reescrever quantas vezes forem necessárias.

Os melhores trabalhos serão publicados no Blog Vivências no Velho João, com a foto do autor.
A melhor crônica receberá um prêmio.

Apesar de ser uma atividade que iria valer pontos para a formação da primeira nota do bimestre, apenas 25 alunos participaram, apresentando a primeira produção para que eu a analisasse, indicasse os pontos que deveriam ser melhorados e a devolvesse para ser reescrita e entregue definitivamente para ser encaminhado para uma comissão julgadora, formada por três colegas professores de Língua Portuguesa:  Mário, Vilca e Graça.
E o resultado é o seguinte:

1º LUGAR:
  • Minha primeira crônica - Alba Gama da Silva.
2º LUGAR:
  • Procurando inspiração - Maria Leonália 
As fotografias e os textos serão publicados posteriormente. Aguardem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário