domingo, 30 de março de 2014

As aulas das Bruxas, de Ana Carolina Ramalho Reis e Marta Cristina Bezerra Santos

No ano em que "atinjo a maioridade" como funcionária pública, 21 anos que fui admitida na rede estadual como professora da EJRC, encontro na biblioteca do Velho João o último dos livrinhos que fiz naquele ano com a 6ª série de 1993, minha "turma da pesada", que quase me fez desistir de tudo, pois eles eram ágeis demais, falantes demais, indisciplinados demais, inteligentes demais, "danados" demais, para uma jovem sonhadora e inexperiente em sala de aula. 
Sobrevivi naquele ano a "duras penas", tinha insônia nas noites que antecediam os dias de aulas nesta turma e calafrios antes de entrar na sala; usei todas as formas e criatividades para tentar fazê-los se "aquietarem" um pouco: "campanha do silêncio", "campanha da arborização da escola", teatrinhos, visitas à biblioteca, criações de livros infantis em dupla, com direito a festinha de lançamento e tudo. "Dei os meus pulinhos" e sobrevivi sem muitos traumas.
Pois bem, semana passada, ao procurar um livro na biblioteca, eis que eu encontro um dos exemplares destes livrinhos. Voltei no tempo, como em flashes de novelas e filmes e me vi novamente às voltas com aquelas crianças da minha turma mais temida, a 6ª série. E me vi a refletir sobre todas as mudanças que ocorreram nesses 21 anos que passaram: tanto eu quanto as autoras deste livro tornamo-nos mães, e tias, ainda não avós, por isso senti que deveria "pegá-lo" para devolver às autoras para que elas possam lê-lo para seus filhos e sobrinhos e também terem a chance de fazerem esta "viagem no tempo".
Era um tempo bom, sem muitos recursos na EJRC, mas com alunos que nos instigavam a buscar novas alternativas e conhecimentos para "preencher" aquela sede de conhecimento que eles tinham. Eram alunos mais motivados e mais motivadores. Mudaram eles ou eu? 
Algo a se pensar, pois prefiro mil vezes ter turmas feito aquela 6ª série de 1993, que me amedrontava pela sua sede de conhecimento que os fazia não parar quietos, a ter turmas completas de alunos indiferentes como tenho atualmente.
Talvez ao encontrar este livrinho, cujo título vem bem a calhar: "As Aulas das Bruxas", eu consiga refletir e reformular a minha prática em sala de aula buscando tirar a maioria dos meus alunos da total apatia diante de toda e qualquer atividade que lhes são propostas. 
Oxalá!!! 


Um comentário: