sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ser "filho do Velho João" é algo que só sabe quem de fato "vestiu a camisa desta escola"

A história da EJRC teve um capítulo extra nesta manhã de feriado, 15 de novembro, quando a equipe gestora e a maioria do corpo docente estava em reunião pedagógica administrativa para definir datas e projetos de encerramento do ano letivo.
Trata-se da visita do grupo de ex-alunos do extinto curso de Magistério, da turma concluinte em 1993, que veio prestar uma belíssima homenagem à escola na qual a maioria estudou desde o Ensino Fundamental, como marco dos 20 anos de encerramento do curso deles.
Com a presença da Banda Marcial Kylson Kellys - BMKK e do grupo de balizas, os ex-alunos convidaram todos os presentes e fizeram o hasteamento da Bandeira Nacional; o descerramento da Placa Comemorativa aos 20 Anos da Conclusão de Curso; o plantio de uma palmeira imperial e depois, acompanhados da BMKK, fizeram um desfile simbólico nas imediações da escola. Algo totalmente inusitado na história da Escola João Rodrigues Cardoso, e, me atrevo a dizer, na história de qualquer uma das escolas "ainda" existentes  nesta cidade. 
A emoção ficou visível nos semblantes dos que de fato sentem amor por esta escola, quando em seus discursos improvisados sobre o que os moveram a decidir prestar esta homenagem à escola, eles citaram a importância que ela tem na história de cada um deles e a memória afetiva existente neles do tempo que permaneceram aqui como estudantes.
Fizeram também comparações, apontando o quanto a EJRC cresceu e se modificou ao longo desses 20 anos em que estiveram ausentes e salientaram também a importância que esta escola tem para eles e para toda a comunidade aguasbelense, enquanto espaço formador de cidadania.
E o mais surpreendente, que acabou levando às lágrimas uma boa parte dos presentes, foi o sentimento de pertencimento ao "Velho João" ainda existente naqueles ex-alunos, após tantos anos ausentes. Não eram mais jovens adolescentes sonhando com o futuro; não eram mais meninas e meninos em busca de novas descobertas, apreensivos em relação ao que o futuro lhes reservava. Não, não eram mais.
São jovens senhores e senhoras, que já são pais e mães, outros ainda não, mas que todos já estão bem encaminhados em suas vidas profissionais, exercendo funções e cargos diversos, nesta e em outras cidades pelo Brasil a fora. São cidadãos e cidadãs que aprenderam na EJRC, com os seus professores e colegas o sentimento de "pertencimento" a esta escola e tantas outras virtudes nobres que os conduziram em suas lutas futuras e que os fizeram chegar aonde estão atualmente.
O verdadeiro aluno da EJRC, os "filhos do Velho João", não passam pelos seus corredores sem deixar as suas marcas e sem as levar consigo em seus corações, e eles também mostraram isso a todos os presentes, quando se propuseram a lutar conosco contra o processo de municipalização e de doação do prédio da nossa escola para o município.
Ser "filho do Velho João" é algo que só sabe quem de fato "vestiu a camisa desta escola", quem nutriu e nutre por ela o "sentimento de pertencimento", algo inexplicável, porém fácil de se perceber em pequenas atitudes diárias. Pois nem todos os que pelos seus corredores passaram, como alunos, como professores ou como funcionários, podem ser classificados como FILHOS DO VELHO JOÃO. Muitos saberão do que estou falando, poucos se farão de desentendidos.
A todos os ex-alunos da Turma do Magistério de 1993 que prepararam esta homenagem tão linda e tão significativa à Escola João Rodrigues Cardoso, o meu carinho, o meu respeito e a minha eterna gratidão por ter acrescentado ao meu "currículo afetivo" mais este bom momento nesta escola, e ouso dizer, senti-me contemplada também, visto que em junho de 1993, ao ser admitida no segundo semestre nesta escola, vocês foram uma das turmas que a mim foi confiada para iniciar a minha carreira como professora na Rede Estadual. Vocês saindo e eu chegando no "Velho João". 
Já dizia o poeta "chegar e partir são só dois lados da mesma viagem".
Voltem sempre! A casa é de vocês!




2 comentários:

  1. perfeito!!! não pude presenciar, mas pude imaginar e até sentir toda emoção através dessa bela descrição!! amo o velho joão!

    ResponderExcluir
  2. muito lindo! Não pude presenciar, mas imaginei e até senti toda a emoção através da descrição aqui apresentada. Amo muito o velho João!

    ResponderExcluir