domingo, 17 de novembro de 2013

ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO 47 ANOS FORMANDO CIDADÃOS AGUASBELENSES.


A Escola João Rodrigues Cardoso - EJRC, desde a sua fundação em julho de 1966, atua na formação cidadã de seus alunos, tendo uma história sólida de conquistas e mudanças, pois ao longo destes 47 anos, esta escola passou por inúmeras reformas, vários gestores e viu o seu quantitativo de alunos, professores e funcionários aumentarem consideravelmente. Em toda sua história, vários foram os governantes municipais e estaduais que vieram, ficaram por um tempo e passaram, entretanto a EJRC sempre esteve em seu lugar, formando cidadãos críticos, que estão atuando nas mais diversas áreas profissionais em nosso município, pelo Brasil e pelo mundo a fora.
Esta é uma escola que faz parte da história individual de muita gente. Atualmente possui 1.792 alunos matriculados, distribuídos pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio e Normal Médio, nos três turnos. O corpo docente e administrativo que compõe esta unidade de ensino atualmente é formado por 73 funcionários, entre efetivos, contratados, permutados e cedidos.
Vale ressaltar que há uma característica curiosa neste quadro de funcionários, ele é composto, em sua maioria, por ex-alunos, que após iniciarem seus estudos aqui, seguiram carreira acadêmica e, já formados, retornaram a esta escola, através de concurso público, para retribuir tudo o que receberam dela. Justifica-se aí o excesso de zelo e de afeto presentes em seu corpo docente.
Portanto, a Escola João Rodrigues Cardoso é uma escola sólida, que tem história, tem tradição, que é participativa, que contribui para a formação das nossas crianças e jovens e que não merece passar pelos transtornos que a municipalização do seu Ensino Fundamental irá trazer para toda a comunidade escolar e muito menos ter seu prédio doado ao município, pois se isto viesse a ocorrer, aonde iriam estudar os alunos do Ensino Médio que não têm disponibilidade de tempo para estudar no EREM por tratar-se de uma escola de tempo integral? Ficariam sem estudar como já ocorreu em outras cidades aonde este processo foi implantado? Aonde seriam localizados os 73 funcionários, se não há escola estadual suficiente para que todos possam ser remanejados? E por fim, o que ganharia a população aguasbelense tendo uma escola a menos ofertando Ensino Médio a partir da municipalização da Escola João Rodrigues Cardoso? 
Faz-se necessário, portanto, cautela e um pensamento voltado para o futuro da Educação aguasbelense como um todo antes de se fazer algo desse porte, pautado apenas em pensamentos imediatistas.



GRUPO DE AMIGOS DA EJRC CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário