sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Relatório enviado ao GESTOR DA GRE-AM, AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, AO GOVERNO DO ESTADO, AO SENADOR JARBAS VASCONCELOS, AO DEPUTADO FEDERAL RAUL HENRY, AO DEPUTADO ESTADUAL CLAUDIANO FILHO, AO BLOG DO MAGNO MARTINS, AO PROMOTOR DR. ALEXANDRE, JORNALISTA ENNIO BENNING, ETC.

RELATÓRIO DAS AÇÕES VIVENCIADAS PELO GRUPO DOS AMIGOS DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO.

O GRUPO DE AMIGOS DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO, formado por alunos e pais, além de professores e funcionários da rede pública estadual, lotados na Escola João Rodrigues Cardoso, sita à 3ª Trav. Av. Cel. Alfredo Duarte, S/N, São Sebastião, Águas Belas – PE.,  vivenciou algumas ações tentando impedir que esta unidade de ensino venha a sofrer o processo de municipalização do Ensino Fundamental.
Através da fala do Gestor da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GERE-AM, em uma reunião, em Garanhuns, com os gestores das escolas estaduais, no mês de agosto do ano em curso, a comunidade escolar tomou conhecimento que a Escola João Rodrigues Cardoso figura na lista das escolas estaduais que irão passar pelo processo de municipalização do Ensino Fundamental, processo este, que vem ocorrendo em todo o estado de Pernambuco. De acordo com esta informação, dada de maneira informal, a municipalização do Ensino Fundamental chegará a esta unidade de ensino a partir do ano de 2014, quando o turno da manhã ficará destinado a estas turmas, cuja responsabilidade será da rede municipal. Ficando a rede estadual responsável apenas pelas turmas do Ensino Médio e pelas turmas finais do Curso Normal Médio, o qual já se encontra em processo de extinção nesta escola.
A comunidade escolar, sentindo-se desnorteada, solicitou a presença do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEPE, para fornecer esclarecimentos sobre este fato, no que foi prontamente atendida em duas reuniões: a primeira no dia 22 de agosto, às 13 horas, na sede desta escola, com a presença de alunos, pais, professores e funcionários, presidida pelos coordenadores do SINTEPE Augusto Souto, José Erlando Bezerra Sabino, Adelmo Buarque de Souza e William Menezes, os quais esclareceram como vem ocorrendo o processo de municipalização do Ensino Fundamental no estado de Pernambuco e quais são as consequências imediatas, a curto e a longo prazo, para alunos, professores e funcionários, caso venha a ocorrer a municipalização. Cujos pontos principais destacamos a seguir:
1.      Este processo de municipalização do Ensino Fundamental está ocorrendo em várias escolas estaduais de outros municípios, medida tomada pelo Governo do Estado pautada por uma leitura equivocada do Art. 211 da LDB, que trata da administração dos sistemas de ensino, e que fala em “regime de colaboração” entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e em nenhum dos seus parágrafos usa o termo “obrigatoriedade”, quando expõe a divisão das responsabilidades, usando repetidamente o termo “prioritariamente”, ficando bastante explicitado na redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009 ao § 4º como deve ocorrer esta divisão, o qual transcrevo abaixo:

§ 4º Na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

2.      No ano letivo de 2014 não haverá demanda de alunos suficiente para esta escola formar 28 turmas de Ensino Médio para ocupar todas as 14 salas, nos turnos vespertino e noturno;
3.      A escola não comportará o quadro de professores efetivos e contratados, com a retirada das turmas do Ensino Fundamental;
4.      Os professores que ficarem sem as suas cargas horárias não poderão solicitar a remoção para a outra escola da rede estadual existente neste município, por tratar-se de Escola de Referência, cujas turmas são limitadas e o seu quadro de professores já está completo;
5.      Se o processo de municipalização vier a ocorrer nesta escola, os nossos alunos matriculados no Ensino Fundamental, poderão permanecer aqui estudando, ou não, visto que farão parte da rede municipal de ensino e estarão sobre as regras administrativas desta outra rede de ensino, com outros professores, sob outra direção e outro regimento escolar, passando a conviver com a infraestrutura do município: merenda, fardamento, reposição de mobiliário, material didático, etc.
6.      Os pais, os alunos e os professores expuseram suas opiniões, deixando claro que esta mudança não é bem recebida pela comunidade escolar;
7.      Os resultados do IDEB do Município de Águas Belas, da rede estadual, nos anos 2009 e 2011, foram, respectivamente 3.1 e 3.7 e da rede municipal, nos mesmos  anos, foram, respectivamente 2.6 e 2.9.
8.      Durante a vigência deste Governo do Estado, em 2010, uma outra escola da rede pública estadual situada nesta cidade, a Escola Napoleão Xavier,  foi extinta e o seu prédio foi cedido para a rede municipal, obrigando os funcionários, o corpo docente e o discente a migrarem para a Escola João Rodrigues Cardoso, naquela época.
Após esta reunião, a comunidade escolar decidiu agir contra o processo de municipalização do Ensino Fundamental na Escola João Rodrigues Cardoso e diversas ações foram impetradas com o intuito de tentar barrar esta possível municipalização. Através de uma assembleia dos professores, ficou decidido um calendário com ações e datas definidas para cada semana. Onde a primeira delas seria o envio do Ofício 076/2013, de 29 de agosto, para o Gestor da GERE-AM, solicitando a sua presença nesta escola para informar à comunidade escolar se de fato irá ocorrer este processo de municipalização do Ensino Fundamental e esclarecer como ficará a situação dos alunos, dos professores e dos funcionários lotados nesta unidade de ensino. Entretanto, até esta data, não obtivemos nenhuma resposta.
            A segunda ação planejada foi a convocação novamente do SINTEPE para novos esclarecimentos em uma reunião, dia 05 de setembro, às 8 horas, com a presença de pais, alunos, professores, funcionários, na qual o representante do SINTEPE, Augusto Souto, trouxe novas informações e falou da importância que tinha a união de todos nesta luta, pois, de acordo com ele, outras escolas da rede estadual haviam conseguido reverter este processo. Vários pais se pronunciaram contra este processo e novas ações foram planejadas.
            A terceira ação foi uma Manifestação Pública, através de uma passeata de protesto pelas principais ruas da cidade, ocorrida na manhã de 11 de setembro, com a participação da comunidade interna e externa, na qual conseguimos a adesão de muitos cidadãos aguasbelenses, os quais desconheciam toda esta situação, além de chamarmos a atenção da mídia, tendo sido este manifesto noticiado em alguns blogs e rádios.
            Paralelo a estas ações, as redes sociais vêm sendo usadas amplamente por alunos, professores, funcionários, ex-alunos e ex-professores, como uma forte arma de denúncia do descaso com que a Escola João Rodrigues Cardoso e a sua comunidade vem sendo tratada, bem como, de solicitação da presença de membros da Secretaria de Educação deste estado, que até este momento não nos deram informações oficiais.
            A Escola João Rodrigues Cardoso - EJRC, desde a sua fundação em julho de 1966, atua na formação cidadã de seus alunos, tendo uma história sólida de conquistas e mudanças, pois ao longo destes 47 anos, esta escola passou por inúmeras reformas, vários gestores e viu o seu quantitativo de alunos, professores e funcionários aumentarem consideravelmente. Em toda sua história, vários foram os governantes municipais e estaduais que vieram, ficaram por um tempo e passaram, entretanto a EJRC sempre esteve em seu lugar, formando cidadãos críticos, que estão atuando nas mais diversas áreas profissionais em nosso município, pelo Brasil e pelo mundo a fora.
Esta é uma escola que faz parte da história individual de muita gente. Atualmente possui 1.792 alunos matriculados, distribuídos pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio e Normal Médio, nos três turnos.
A seguir quadro descritivo do corpo docente e administrativo que compõe esta unidade de ensino atualmente:

FUNCIONÁRIOS
PROFESSORES
ADMINISTRATIVOS
TÉCNICOS EDUCACIONAIS
EQUIPE GESTORA
EFETIVOS
35
05
03
04
CONTRATADOS
14



PERMUTA/
PREFEITURA
02
02



CEDIDOS/
FAMASE

02


TERCEIRIZADOS

06


TOTAL
51
15
03
04

Vale ressaltar que há uma característica curiosa, este quadro de funcionários é composto, em sua maioria, por ex-alunos, que após iniciarem seus estudos aqui, seguiram carreira acadêmica e, já formados, retornaram a esta escola, através de concurso público, para retribuir tudo o que receberam dela. Justifica-se aí o excesso de zelo e de afeto presentes em seu corpo docente.
Portanto, a Escola João Rodrigues Cardoso é uma escola sólida, que tem história, tem tradição, que é participativa, que contribui para a formação das nossas crianças e jovens e que não merece passar pelos transtornos que a municipalização do seu Ensino Fundamental irá trazer para toda a comunidade escolar.
Que critérios foram adotados para que a EJRC figurasse na lista das escolas a terem o Ensino Fundamental municipalizado? Por que a comunidade EJRC não foi consultada pela Secretaria de Educação para que pudesse expor as suas necessidades? O que ocorrerá com os nossos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio? Como ficarão os estudantes matriculados nas duas turmas finais (3º e 4º ano) do Curso Normal Médio, cujas turmas são no turno da manhã? Que destino terão os profissionais de educação lotados nesta escola, efetivos e contratados, professores e administrativos?
Diante do exposto, considerando que os fatos acima relatados configuram argumentos mais que suficientes para solicitarmos às autoridades competentes no Estado de Pernambuco a PERMANÊNCIA DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO E A GARANTIA DOS DIREITOS E PRECEITOS CONSTITUCIONAIS DO SEU CORPO DOCENTE E DISCENTE.
Em tempo, solicitamos que seja agendada uma reunião com o Secretário de Educação do Estado, para tratarmos deste assunto.
Segue em anexo cópias das atas das referidas reuniões; cópia do Ofício 076/2013 e fotos do protesto.
Águas Belas, 17 de setembro de 2013.


GRUPO DOS AMIGOS DA EJRC CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário