terça-feira, 2 de julho de 2013

COMO TRABALHAR TODOS OS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS SOLICITADOS NESTE BIMESTRE?

No CURRÍCULO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM BASE NOS PCEPE, para o 2º bimestre da 8ª série (9º ano), solicita-se que sejam trabalhados diversos gêneros textuais orais: debate, palestra, seminário, entrevista, mesa-redonda e apresentação oral de trabalhos. A solução por mim encontrada foi dividir a sala em seis grupos, distribuir temas interessantes para alunos nesta faixa etária, promover uma orientação geral e orientações específicas para cada grupo, e distribuir cada um dos gêneros textuais para ser utilizados na apresentação do tema, nas duas turmas: A e B.
Hoje foi o dia das apresentações, cada turma separadamente, pois eles assim preferiram, ainda não aprenderam que quanto mais se compartilha o saber, mas se tem retorno.
Confesso que me surpreendi com alguns alunos e com alguns grupos, foram além das minhas expectativas, entretanto, nem todos conseguiram utilizar todo o seu potencial, apesar de terem demonstrado um interesse maior do que usualmente demonstram em sala de aula. 
Os temas escolhidos foram:
  • Televisão: deformadora de costumes ou espelho de uma sociedade doente?
  • A importância da religiosidade na vida dos jovens.
  • As drogas.
  • Preconceito racial.
  • A leitura em minha vida.
  • A mulher como tema de músicas: no passado e no presente.
  • Os perigos da internet e as formas de autoproteção contra eles.
Houve um grupo que mandou confeccionar camisetas especialmente para a apresentação do trabalho e vários grupos elaboraram lembrancinhas para distribuir com os colegas. 
Foi uma experiência interessante, com alguns itens a ajustar ainda. Daí surgiu a ideia de palestras itinerantes na escola: já convidei alguns grupos para apresentarem-se em outras turmas e eles aceitaram o convite, falta apenas ajustar detalhes.
Parabéns a todos pelo empenho nesta atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário