terça-feira, 23 de abril de 2013

SOMOS PROFESSORES E QUEREMOS MAIS RESPEITO PELA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO!

A PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO inicia-se HOJE E TERMINARÁ NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA. Por apenas três dias (23, 24 e 25 de abril), professores da rede pública brasileira estarão paralisando suas atividades como um protesto e para reflexão sobre os rumos que a educação pública vem tomando em nosso país.
Assuntos como: a política salarial, o plano de cargos e carreiras e os investimentos que os governantes deveriam fazer na EDUCAÇÃO, visando a melhoria imediata e a longo prazo da qualidade da educação brasileira serão alguns dos itens a serem debatidos.
Trata-se de um movimento a nível nacional, promovido pela CUT  e pela CNT, com fins e propósitos definidos, onde todos os professores têm o direito de participar e, posteriormente, agendar com os seus alunos e diretores das escolas, nas quais estão lotados, as datas para a reposição das aulas não dadas durante estes três dias. Desta forma, ficarão garantidos os 200 dias letivos para os nossos alunos.
Entretanto, o SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO não pensa desta forma, e, como represália para enfraquecer o movimento e a adesão dos professores da rede estadual, enviou ontem um ofício para as escolas da rede estadual, onde, entre outras coisas, avisa que as escolas da rede estadual deverão funcionar normalmente e o funcionário que participar da PARADA levará falta, terá desconto em folha e não poderá fazer a reposição das aulas com os seus alunos, pois, segundo o ofício acima citado, a educação em Pernambuco está muito bem, obrigado, e os professores não têm motivo para participar desta PARADA.
A partir deste OFÍCIO, vários foram os professores na EJRC (e certamente, em todo o estado de Pernambuco) que desistiram de aderir à paralisação. Porém, após uma leitura e análise deste OFÍCIO, feita de forma mais tranquila, percebeu-se o que se está implícito neste documento enviado pelo GOVERNO DO ESTADO, através do seu SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO e muitas posições foram revistas pelos colegas e a adesão doi aos poucos se formalizando novamente.
Que lição pode-se tirar deste episódio?
Que, para os GOVERNANTES do nosso país, os professores são fáceis de manipular, bastando, portanto, que ELES falem aos professores que irão mexer em seus míseros salários e todos recuam, calam-se e dizem "AMÉM" para todas as mazelas e o descaso com que é tratada a EDUCAÇÃO em nosso país.
Contudo, a EJRC mais uma vez mostrou que tem um grupo de professores que não são facilmente "manipuláveis" pelos governantes. É uma tradição antiga, de luta, de sonhos, de desejos de mudanças e de melhorias para a EDUCAÇÃO e para os PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Queremos ter o DIREITO DE REIVINDICAR OS NOSSOS DIREITOS sem sofrermos represálias, ameaças ou perseguições!
Queremos honrar o nosso compromisso com os nossos alunos: O DIREITO À REPOSIÇÃO das aulas não dadas por conta da paralisação!
Queremos SALÁRIOS DIGNOS E JUSTOS, mas também queremos MELHORIAS NA EJRC, para que os nossos alunos possam estudar em um ambiente mais digno!
CHEGA DE PROPAGANDAS ENGANOSAS NA MÍDIA!
SENHOR GOVERNADOR, SOMOS PROFESSORES E QUEREMOS MAIS RESPEITO PELA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO!

EIS AÍ O OFÍCIO:








Um comentário:

  1. parabéns pela resposta dada para o governo de Pernambuco.....

    ResponderExcluir