quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO O LIVRO QUE EU LI - ANO II/2012 - PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS: RESENHAS CRÍTICAS.


PROJETO O LIVRO QUE EU LI – ANO II/2012.
Profª Maria Aparecida de Lima

As primeiras produções escritas feitas pelos alunos das turmas participantes deste projeto, demonstram ainda precisarem de certa “lapidação”, apesar disso, escolhi algumas para serem postadas aqui, como uma forma de incentivar os meus alunos à tomarem gosto pela leitura e pela escrita.
O gênero textual solicitado foi resenha crítica, cuja finalidade era divulgar o livro lido entre os colegas.
Eis alguns dos textos produzidos pelos meus alunos.



“Realidade e fantasia

O livro Contos de Murilo Rubião é muito interessante, pois envolve muito realidade com fantasia, tem também algumas ilustrações bem interessantes.
É um livro com oito contos e o que eu mais gostei, que mais me chamou a atenção foi A fila.
Fala de um homem chamado Pererico que batalha muito, por meses, para conseguir falar com o gerente de uma empresa, é um conto que prende a gente à leitura, para saber o que vai acontecer com ele no final. Este livro tem uma linguagem de fácil compreensão.”
Lesly Suyane – 8ª Série A.



“Os Contos

O livro O Carnaval dos Animais, de Moacyr Scliar, é muito bom, pois tem vários contos legais. O conto que eu mais gostei foi O trem fantasma, que conta a história de um sonho de um menino que queria ir no trem fantasma.
O livro se divide em dois temas: CARNAVAL E OS ANIMAIS e OUTROS CONTOS.
Este livro é muito bom, gostei bastante, ele tem linguagem fácil em seus vinte e quatro contos e cento e uma páginas.”
Afonso Bras – 8ª Série A.



“Fatos reais e de ficção

O livro Os Lírios do Nilo, de Esdras Souto, é composto de dez contos, que são divididos em primeira e segunda parte, que trazem um pouco de ficção e realidade que mexe com a imaginação do leitor.
Dentre esses contos o Ás de Ouro e Rei de Espadas chama a atenção, pois relata uma traição na qual traz acontecimentos inusitados e interessantes, que trazem diálogos que os complementam.
Joice Araújo – 8ª Série A.



“As aventuras de uma paixão

O livro Melhores Contos , de Marcos Rey, é bastante interessante, porque conta uma história de uma mulher que era namorada de Otávio, mas ele tinha um patrão que se apaixonou pela namorada dele.
Mas, ao mesmo tempo, a linguagem do texto um pouco difícil, mas você vai gostar de conhecer esse mundo de acontecimento de uma história real.”
Marcela Alves – 8ª Série A.




“A violência

O livro Contos de Pernambuco, organizado por Cyl Galindo, é bastante interessante, ele narra vários contos pernambucanos, entre os dezoito contos que o livro tem, eu gostei mais do conto As Aranhas.
Este conto é pequeno, mas envolve o leitor do começo até o fim, é uma história de muitas emoções e surpresas. Ele é baseado nos dias atuais, pois fala da violência sexual contra crianças.
Para quem gosta de histórias com emoções, esse é um livro muito bom.”
Nayara Gomes – 8ª Série A.


“Treze dos melhores contos de amor

Esse livro, 13 dos Melhores Contos de Amor, foi escrito por vários autores, é um livro interessante, pois os autores procuraram expressar seus sentimentos e falar do amor de diversas formas.
Com uma linguagem fácil, os autores narram suas histórias de forma expressiva, delicada e muito emocionante.
Algumas dessas histórias foram de gerações passadas, onde ainda se faziam cartinhas de amor, muitas vezes perfumadas, coisas que hoje não fazem mais.”
Ingrid Monteiro – 8ª Série A.


“A vida dos animais

O livro Contos da Selva, de Horácio Quiroga, é muito bom, pois o autor, além de narrar uma história selvagem, expressou a amizade dos animais com os homens.
A partir de ilustrações e de contos, com um linguagem bastante fácil de compreensão, o autor conta a história de vários animais da floresta que eram ameaçados por caçadores, mas quando adoeciam, só procuravam os caçadores para serem curados.
Entre diálogos divertidos travados entre os animais e os homens, o leitor irá se encontrar ao penetrar nesse mundo selvagem, que envolve a amizade dos animais com os homens.”
Germano Ribeiro – 8ª Série A.


“A família do Século XXI

O livro Existe Outra Saída, Sim, de Rachel de Queiroz, é muito interessante, porque trata-se do fim das famílias numerosas. Antigamente casavam-se uma moça e um rapaz, na disposição de começarem uma família. O marido iria trabalhar e a mulher ficava em casa criando os filhos, que, no tempo dos nossos avós chegavam a contar com dez, doze filhos.
Mas o mundo mudou e hoje o marido tem que dar conta da família sozinho e a mulher é quem trabalha.
É um livro que vale a pena ler e, mesmo que você não tenha o hábito, lá você irá aprender novas palavras para que você possa usar no seu cotidiano.
Entretanto, este livro é de uma leitura um pouco difícil, mas você vai acabar gostando do livro, porque em alguns parágrafos você vai acabar encontrando frases que você já tem conhecimentos.
Sim, este livro é bom, eu recomendo a todos que leiam o livro Existe Outra Saída, Sim, de Rachel de Queiroz.”
Joseane Nunes – 8ª Série A.


“O livro lido

O livro que eu li, da autora Rachel de Queiroz, é Cenas Brasileiras, que continha várias crônicas que mostravam cada tipo de história de pessoas, mas eu gostei especialmente de uma porque falava de nossa região.
Eu recomendo que todos leiam esse livro, pois ele é bom para colocar algo dentro da cabeça das pessoas. Portanto, nunca condene um livro sem antes saber do que realmente ele trata.”
Ismael Delgado – 8ª Série A.


“Saudades da terra natal

Em todo o livro o autor João Ubaldo Ribeiro se refere à Ilha de Itaparica, na Bahia e de Aracaju. O autor parece que é nordestino, pois ele fala sobre o jegue, roubos de galinha, forró e outras coisas do nordeste.
O livro Arte e Ciência de Roubar Galinha é bom, há umas coisas que não fazem muito sentido, mas eu aconselho você a ler o livro para você entender muitas coisas, por exemplo: como era a Semana Santa e o jeito que é agora, você pode se emocionar com isso, ou lutar pelos direitos dos jegues, que estão sendo levados para outros países, sendo abatidos e virando ração para cachorro.
Há algumas crônicas que fazem a gente rir, por exemplo, a crônica A boa arte de furtar galinha e socorrer porcos, e A arte e ciência de roubar galinha. Uma das partes que eu achei mais engraçadas foi a que o autor diz ‘nunca fui dos melhores ladrões de galinhas da ilha mais fazia excelentes molhos das galinhas roubada’. Que descarado!”
Paulo Andrade – 8ª Série A



“Meu primeiro livro de contos

O livro Contos Mineiros, de Afonso Arinos, é um livro de linguagem fácil.
O conto que eu mais gostei foi Máscaras, que aborda a história de um homem chamado Gilberto, que tinha sua vida muito agitada devido ao seu trabalho, o cansaço faz com que ele usasse máscaras, máscaras de diversas expressões, que escondia seu cansaço ee que lhe ajudava em diferentes situações. Sua mulher Ana, preocupada com seu marido, faz com que ele perceba o quanto está deixando sua vida de lado, e o ajuda.
O livro é muito bom, além de realista. Recomendo.
Emanuel Silva – 8ª Série A.





“Os melhores contos

O livro Os melhores contos, de Moacyr Scliar, de seleção de Regina Zilbermann, é bom, pois traz uma coletânea de contos escritos por um mesmo autor.
Entre os contos lidos, o que eu mais gostei foi Rápido, Rápido, que conta a história de um homem que sofria de uma doença chamada progéria da qual o organismo corre doidamente para a velhice e a morte.
Os contos presentes neste livro levam o leitor a refleti sobre a vida e enxergá-la de outra forma e vivê-la intensamente.”
Erika Leite – 8ª Série B.

“O sonho de ter sua própria casa

O livro Histórias Fantásticas, da Coleção Para Gostar de Ler, volume 21, publicado pela editora Ática, é bom, pois traz vários contos de vários autores, entre eles, Edgar Allan Poe, Lima Barreto, Guy de Maupassant e Moacyr Scliar.
Entre os contos lidos, o que eu mais gostei foi o de Moacyr Scliar, cujo título é Uma Casa, porque conta a história de um homem que tinha o sonho de ter sua própria casa, mas mora num quarto de pensão. Fica doente e morre. Mas mesmo depois de morto, ele ficava imaginando: será que onde ele estava era a sua casa?
Apesar de ser um livro difícil de ler e compreender, aconselho a lê-lo porque são muito interessantes todos os contos.”
Deborah Carneiro – 8ª Série B.

“A coisa

O livro A Geringonça, de Gabriel de Mattos, traz a história de uma fazenda em tempo de falência, onde, inexplicavelmente, aparece uma máquina e todos da fazenda não sabiam de que se tratava.
O dono da fazenda, seu Gonçalão, morreu deixando a Fazenda Sant’Eunice com muitas dívidas, pois ele gastou todo seu dinheiro comprando bugigangas. O filho dele, o Gonçalo, não sabia o que fazer, mas depois daquele geringonça, Gonçalo pagou as dívidas do pai.
O livro A Geringonça, de Gabriel Mattos, vale a pena ler.
Clécio Lima – 8ª Série B.

“O conto que eu li

O livro 70 Historinhas, de Carlos Drummond de Andrade, é muito interessante, porque utiliza palavras difíceis de entender, mas quando lidas são engraçadas.
O conto O jardim em frente é um dos contos deste livro, ele me chamou muito a atenção, porque é a história de um pássaro que morre e sua dona fica muito triste, então pede ao dono do escritório, do prédio em frente, para enterrar seu pássaro lá no jardim. Ele era um homem muito estressado, mas quando se deparou com aquela história lhe amolece o coração, então ele deixa.
Eu recomendo que o leiam, porque do jeito que essa história mexeu comigo, pode mexer com você também.
Diarla Ferro – 8ª Série B.

“A leitura

O livro Para Gostar de Ler, volume 17, publicado pela editora Ática, é bom, pois traz uma coletânea de contos de vários autores, entre eles, Aluísio Azevedo, Alcântara Machado, Domingos Pellegrini e Mário de Andrade.
Entre todos os contos que eu li, o que eu mais gostei foi o de Mário de Andrade, cujo título é O peru de Natal, porque conta uma história triste da família.
Por tudo isso, afirmo que vale a pena ler este livro e conhecer um pouco mais da literatura brasileira.
Tatyane Soares – 8ª Série B.

“Leitura inesquecível

O livro Cenas Brasileiras, da Coleção Para Gostar de Ler, volume 17, publicado pela editora Ática, é ótimo, traz uma variedade de contos onde a autora Rachel de Queiroz diz que todos os contos do livro já foram vividos por ela.
Entre os contos maravilhosos lidos, o que eu mais gostei foi o cujo título é Mationã, que conta uma linda história de um [índio doente.
Eu, quando fui pegar o livro, não sabia se era bom, fiquei curiosa para ler e gostei. Vale muito a pena ler, pois sempre ficamos sabendo de coisas novas, é muito bom. Leiam e conheçam muito mais sobre a literatura brasileira e também universal.
Wilksonita Brito – 8ª Série B.

“A firmeza

O livro Manual Prático de Levitação, do autor José Eduardo Agualusa, publicado pela editora Gryphus, é bom, pois traz diversos contos interessantes.
Entre os contos lidos, o que eu mais gostei foi o de uma médica chamada Juliana, que foi assaltada e a mandaram passar a carteira senão a matariam e ela respondeu que não tinha medo de morrer, o medo dela era ficar aleijada. Os assaltantes saíram do carro e falaram ‘ela está doida, como é que em um assalto a mulher não passa a carteira’. Juliana ficou no carro pensando em sua própria firmeza. O título do conto é O assalto.
É um livro que afirmo vale à pena ler.
Virgínia Santos – 8ª Série B.

“A verdade

O livro Contos Universais, da Coleção Para Gostar de Ler, volume 17, publicado pela editora Ática, é ótimo, pois traz uma coletânea de contos de diversos autores, entre eles, Edgar Allan Poe, Voltaire e Miguel de Cervantes.
Entre os contos que eu li, o que eu mais gostei foi o de Edgar Allan Poe, cujo título é Coração Delator, porque conta uma história muito interessante, que fala de um velho que morava em uma casa abandonada e as pessoas pensavam que, por causa do olhar que o velho tinha, um olhar feio, que ele era doido e o chamavam de louco.
Vale a pena ler este livro, através dele você conhece as palavras diferentes.
Juciara Araújo – 8ª Série B.

“Não tem pra onde fugir

O livro Os grandes contos populares do mundo, organizado por Flávio M. Costa, é ótimo, pois é um livro que de cada país tem histórias legais.
Gostei de todos os contos, mas o que mais gostei foi O padrinho é a morte, de Rubem M. Machado, porque conta a história de um homem que tinha sete filhos, mas sua mulher teve mais um, o oitavo filho, que ninguém queria ser o padrinho, só três pessoas, que eram: o senhor, o demônio e a morte, mas quem foi o padrinho foi a morte. Ela deu um dom ao menino de salvar doentes com um simples olhar, mas que o menino não se atrevesse a salvar os que tinham que morrer mesmo, mas o garoto era teimoso, ainda salvou três pessoas, então a morte ficou lhe perseguindo e ele fugindo. Mas para que fugir da morte?
É um livro que vale muito a pena ler, pois é só ler com o dicionário, que nada fica difícil, também nos passa o grande valor dos livros e as histórias que contém nele.
Rauyana Vieira – 8ª Série B.

“A incrível memória

O livro Venha ver o pôr-do-sol, da Coleção Para Gostar de Ler, publicado pela editora Ática, é muito legal, pois conta a emocionante história de um homem que de repente acordou sem a memória, em pleno dia do casamento.
Ele não sabia que iria se casar e também não sabia quem era a noiva, mas a noiva era uma antiga amiga dele, que ele não lembrava. Mesmo assim, ele foi para a igreja e ficou aquele suspense engraçado, mas no final tudo terminou bem.
A autora Lygia Fagundes Telles, escreve um livro muito interessante, que vale a pena ler, porque relata fatos de contos emocionantes, são contos curiosos e fabulosos.
Luana Cristina – 8ª Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário