quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO DE LEITURA - O LIVRO QUE EU LI - ANO II/ 2012

PROJETO O LIVRO QUE EU LI – ANO II 
Profª Maria Aparecida de Lima. 


APRESENTAÇÃO 


O projeto didático O LIVRO QUE EU LI, foi iniciado em 2011, para ser vivenciado na disciplina Língua Portuguesa, com as turmas nas quais eu lecionava – uma turma concluinte do Ensino Fundamental, as turmas das três séries do Ensino Médio e as turmas das quatro séries do curso Normal Médio. Onde o foco principal era a leitura de obras literárias brasileiras e estrangeiras; a produção textual escrita, voltada principalmente para as resenhas críticas e a produção textual oral, que ocorriam de forma espontânea nas Rodas de Conversa, que aconteciam periodicamente. 
Devido à aceitação e aos resultados obtidos com os alunos participantes, no decorrer e no final daquele ano, este projeto terá continuidade, durante o ano letivo em curso, nas turmas que participaram no ano passado: 1º MÉDIO A, 2º MÉDIO A, 2º MÉDIO B, 3º MÉDIO A, 3º MÉDIO B, 3º NORMAL MÉDIO e 4º NORMAL MÉDIO e será implementado em duas novas turmas: as 8ªs séries A e B, perfazendo um total de nove turmas. 
O LIVRO QUE EU LI é um projeto que foi elaborado com a finalidade principal de formar leitores proficientes e habituais; desmistificando assim, a leitura, tornando-a prazerosa e eficaz no combate às principais dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula. 
Por ser este um projeto voltado para a leitura, sua interdisciplinaridade ocorrerá de forma indireta, de acordo com os temas surgidos nas Rodas de Conversa.

JUSTIFICATIVA 


Por conta da sua relevância dentro do processo ensino-aprendizagem, o hábito de ler é algo que precisa ser cultivado cotidianamente pela escola, pois o acesso à leitura, no núcleo familiar, não se dá de forma satisfatória, devido a diversos fatores, dentre eles, destaca-se a presença marcante das novas e modernas tecnologias comunicativas na realidade dos nossos jovens, oferecendo a eles, formas de lazer bem mais dinâmicas - a internet, o videogame, a TV – e que não requerem deles muito esforço cognitivo. 
Essa carência de leitura em nossos alunos tem como consequência dificuldades marcantes que são sentidas na escola: vocabulário precário, reduzido e informal; dificuldade de compreensão; desvios ortográficos; poucas produções significativas dos alunos; conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, quando muito. Por isso, compete à escola promover e resgatar a leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. 
Faz-se necessário, portanto, a continuidade do Projeto O LIVRO QUE EU LI, cujas ações serão ampliadas e modificadas, visando a melhoria de alguns aspectos trabalhados durante o ano letivo de 2001. 


OBJETIVOS 


GERAL: 


Ler e apreciar livros de literatura brasileira e universal, com a finalidade de promover a melhoria do desempenho cognitivo nas diversas atividades desenvolvidas em sala de aula – as produções textuais orais e escritas, a percepção, a ortografia, a fluência verbal, etc. – e de oferecer subsídios para a preparação dos estudantes para os exames pelos quais eles serão submetidos ao término do ensino fundamental e médio: ENEM, SAEB, SAEPE, vestibulares, etc., ampliando dessa forma, seus conhecimentos culturais, artísticos e literários. 


ESPECÍFICOS: 


• Associar-se ao Clube da Leitura da Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley; 
• Adquirir o hábito de frequentar a biblioteca durante o horário livre: recreio, aulas vagas, etc. 
• Ler livros de diversos gêneros textuais da literatura brasileira e universal: contos, crônicas, poesias, romances, biografias, novelas, peças teatrais, etc.; 
• Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas; 
• Participar das Rodas de Conversa, produzindo textos orais de tipologias e gêneros diferentes; 
• Produzir resenhas críticas de cada livro lido; 
• Reelaborar (revisar/reescrever) os textos produzidos; 
• Publicar as melhores produções textuais no mural da Biblioteca Professor Oriel Ramos Wanderley e no Blog Vivências no Velho João, como uma forma de incentivo à leitura e à escrita. 
• Reconhecer a importância da leitura/análise/produção textual para o desenvolvimento pessoal e acadêmico; 
• Reconhecer a leitura como uma fonte de lazer e diversão; 


METODOLOGIA: 


• Cadastramento no Clube da Leitura da Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley, de todos os alunos das turmas participantes desse projeto; 
• Visita à Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley para leitura e empréstimo dos livros; 
• Leituras em sala de aula: silenciosas, dramatizadas, jogralizadas, recitais, etc.; 
• Leitura extraclasse; 
• Rodas de Conversa a cada 20/30 dias: momento de interação e socialização sobre os livros lidos; 
• Produções textuais escritas: resenhas críticas; 
• Análise das produções: reelaboração (revisão/reescrita) dos textos produzidos; 
• Atividades escritas e orais a partir dos problemas e desvios da norma culta detectados nas produções textuais. 
• Publicação das melhores produções textuais no mural da Biblioteca Professor Oriel Ramos Wanderley e no Blog Vivências no Velho João.

RECURSOS: 


• Data show; 
• Notebook; 
• Livros do acervo da Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley; 
• Xérox das fichas para as produções textuais; 
• Laboratório de Informática da escola para visualização e manutenção do Blog Vivências no Velho João; 
• Painel de exposição para a Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley. 

 AVALIAÇÃO: 


A avaliação ocorrerá de forma contínua e sistemática em todas as turmas participantes desse projeto, utilizando-se de diversos instrumentos: a participação em todas as ações desenvolvidas; os resultados apresentados nas produções textuais orais e escritas e a auto-avaliação final, feita individualmente por todos os alunos participantes. 


ANEXOS: 
• Fichas de análise e produção textual; 
• Fichas de controle dos livros lidos; 
• Carteira de sócio de Clube da Leitura;



Águas Belas – PE.
Fevereiro/ 2012.

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