sábado, 6 de agosto de 2011

PROJETO O LIVRO QUE EU LI

No primeiro bimestre do ano letivo em curso, desenvolvi diversas atividades diagnósticas em todas as turmas nas quais ensino Língua Portuguesa. Após verificar que a maioria dos alunos tinha mais dificuldades nas produções textuais escritas, tentei utilizar diversas metodologias visando fazer com que eles tivessem mais cuidado ao escrever: que levassem em conta as normas ortográficas vigentes, as concordâncias, os elementos conectores, a coerência, a clareza, a objetividade, entre outras.
            No entanto, todo esse trabalho não apresentou os resultados esperados, por isso, decidi atingir “o mal pela raiz” e transformá-los em leitores. Elaborei um projeto denominado “O livro que eu li”, que consiste nas seguintes ações: empréstimos de livros da biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley, sob a minha responsabilidade, visto que a escola não tem bibliotecários e os livros não podem ser emprestados; rodas de conversa, que ocorrem uma vez por mês, onde o aluno produz textos orais de gêneros diversos sobre os livros lidos por ele durante o mês e produções escritas de gêneros textuais diversos.
            A partir da “obrigatoriedade” inicial, pois todos tiveram que ler um livro inteiro e apresentar suas produções orais e escritas, consegui acender em muitos deles o gosto pela leitura, não a leitura forçada, mas a leitura prazerosa, aquela que nos faz viajar em mundos distintos, que nos faz voar.
            O primeiro gênero contemplado para as produções escritas em todas as séries foi a resenha crítica. E agora apresento algumas delas:

“Amor impossível
            A obra de Machado de Assis, Helena, é um romance muito interessante, pois conta a história de uma moça, fruto de uma relação entre o conselheiro e uma prostituta. A moça não conhece seu pai e acaba se apaixonando por seu próprio irmão, o qual está prometido à filha de Dr. Camargo, melhor amigo da família.
            A história é uma das mais emocionantes, nos faz viajar em um mundo de muita emoção.”
Maiana Lorena – 2º Ensino Médio “A”

“Amor sem fronteira
            Dom Casmurro conta-nos a linda história de Bento e Capitu, que eram apaixonados desde criança, um amor proibido, pois Bento tinha sido prometido pela sua mãe para o seminário e um futuro padre ele se tornaria. Romance interessante, engraçado e apaixonante, baseado na obra de Machado de Assis.”
Janyne Melo – 2º Ensino Médio “A”

“Dois corações e uma história
            O autor Machado de Assis, em Dom Casmurro, narra uma belíssima história de amor que se dá entre Bentinho e Capitu.
            O amor de ambos ultrapassa os obstáculos que o destino lhes impõe, de tal forma, que desperta também no leitor a emoção e o desejo de amar.
Jackeline Santos – 2º Ensino Médio “A”

“O livro que eu li
            O livro A Nudez da Verdade, escrito por Fernando Sabino, é muito interessante e engraçado também. Conta uma história de um homem que corre nu pelas ruasda cidade do Rio de Janeiro. Sua aparição causa escândalo e muita confusão.
            Em A Nudez da Verdade somos levados a entrar nessa corrida atrás do homem.
            Eu gostei muito desse livro, ele nos faz pensar e refletir sobre algumas coisas que acontecem em nossas vidas ou no nosso dia-a-dia, como: festas, traições, farras, etc.
Alice Cavalcante – 3º Ensino Médio

“O livro que eu li
            O livro A morte e a morte de Quincas Berro d’água, escrito por Jorge Amado é muito interessante e engraçado.
            Conta a história de um homem que era funcionário público, pai e marido exemplar até o dia em que se aposentou do serviço público.
            A partir daí, jogou tudo para o alto: família, amigos, tradição e caiu na malandragem, no alcoolismo e no jogo.
            Eu gostei muito desse livro, pois ele nos faz pensar e refletir sobre o que vivemos no nosso dia-a-dia e nos conscientizarmos que não devemos trocar nosso lar e nossa família por cachaça, jogo e prostituição.
Ednilsa Oliveira – 3º Ensino Médio
           
            “O livro de Rachel de Queiroz, Caminho de Pedras, é muito interessante, pois trata de temas polêmicos, como adultério e política.
            Nele a autora aborda questões como a luta da classe operária em busca de mudanças, numa época em que qualquer manifestação contrária ao sistema social vigente era duramente repreendida. Fala também dos dramas pessoais e do preconceito sofrido pela personagem principal, uma mulher que ousou sair de um casamento onde não era mais feliz para buscar a felicidade em outro relacionamento.
            Com uma linguagem de fácil compreensão, Rachel de Queiroz faz uma narrativa da realidade, sem a ilusão do final feliz dos contos de fada.”
Gicélia Ferreira – 3º Ensino Médio

           “O livro que eu li são Crônicas, de Rachel de Queiroz, que revelam a sua biografia. As histórias contidas nesse livro foram todas exploradas do seu dia-a-dia.
         Essas crônicas são histórias da gente brasileira. Crianças que descobrem o mundo, histórias curiosas que, às vezes, divertem e deixam a refletir e outras que mostram nossa realidade.
           Cenas Brasileiras é um livro onde o que mais chama a atenção é o título de cada história. É o que convida o leitor a se interessar por essas histórias.
       Quem quiser saber um pouco sobre a vida da gente brasileira, basta se aventurar nessas belíssimas histórias.”
Januacele Vieira – 8ª Série “A”

             "Eu li o livro Flores para Cecília, do autor Paulo Caldas, que conta a história de uma menina, filha de empresários ricos e Dionísio, filho de família pobre que depois de perder o emprego, entra para o mundo do crime.
                Cecília e Dionísio são ligados por um estranho sentimento, ela resolve entrar para o mundo do crime e vive várias aventuras.
        Eu gostei muito do livro, achei muito interessante, com muito suspense e adrenalina, recomendaria para todos aqueles que gostam de ler uma boa história."
Gisele Mendes      - 1º Ensino Médio "A"

          "O livro que eu li, Enigma na Capela Real, de Ana Cristina Massa,  foi pra mim uma experiência muito boa, pois é um livro bem atual, ele conta a história de um grupo de amigos que vivem aventuras juntos e eles desvendam mistérios, aí tentam desvendar um mistério numa capela, é um livro que quando você começa a ler, você quer acabar rapidamente para saber o final, para saber como termina, para desvendar o mistério; é um livro que se baseia em fatos reais, deixando assim o livro mais interessante." 
Jéssica Batista - 1º Normal Médio

               

2 comentários:

  1. feliz dia dos professores mamãe que a senhora seja muito feliz com suas aventuras no velho joão gostei muito do seu blog.bjs.

    ResponderExcluir