sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PROJETO “Artes em Pernambuco: do barro, baião ao cordel”

O projeto interdisciplinar “Artes em Pernambuco: do barro, baião ao cordel”, vivenciado pelas professoras Maria Eugênia e Maria Aparecida, com as turmas A e B da 2ª série do Ensino Médio dessa escola, já foi uma “prévia” do que irá ocorrer nessa escola em comemoração ao centenário de nascimento do Rei do Baião em 2012.
            Durante o mês de junho/julho várias ações foram desenvolvidas pelas duas turmas, iniciando com a escolha do nome do projeto, que ocorreu através de concurso e teve o título do aluno Abelardo França escolhido, cuja premiação foi patrocinada pela escola.
            Após a definição dos temas, cada equipe elaborou suas pesquisas para serem sistematizadas no momento da culminância, quando seriam apresentados em forma de seminários. Antes, porém, alunos de ambas as turmas fizeram uma visita técnica à cidade de Caruaru, com ônibus patrocinado pela escola, onde puderam conhecer de perto os aspectos geográficos da região do agreste e toda a riqueza da cultura popular de Mestre Vitalino, Luiz Gonzaga e J. Borges, através de visitas aos museus, ao Alto do Moura, ao Pátio do Forró e à famosa Feira de Caruaru.
            Munidos das informações coletadas a partir dos guias e monitores desses lugares visitados, dos artesãos, das duas professoras, do guia contratado especialmente para acompanhá-los em todas as visitas e de tudo que puderam observar, fotografar, analisar e comprar, os alunos montaram e apresentaram os seus seminários sobre a vida, a arte, a obra e a importância para a divulgação da cultura pernambucana e nordestina desses três pernambucanos que fizeram e fazem a diferença na história do nosso povo.
Profª Cida Quelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário