domingo, 21 de agosto de 2011

O TEMPO - INIMIGO OU ALIADO?

Hoje tive o prazer de rever um vídeo da época em que eu tinha apenas 19 anos e todos os sonhos do mundo; da época em que eu era uma menina romântica, "cor de rosa", que estava começando a deixar a adolescência: era o meu primeiro ano de faculdade. 
Para mim, os cinquenta e cinco minutos, tempo aproximado que dura o vídeo, foi um "mix" de emoções e um exercício de memória em busca de recuperar as lembranças dos aspectos daquele dia, que se perderam no tempo e que aquelas imagens suscitaram. Rever pessoas que me eram tão queridas naquele momento e que ainda o são, foi menos triste do que rever pessoas que naquele momento eram especiais e que o tempo, a política partidária ou a morte nos distanciou. 
Tudo chamou a minha atenção: as roupas, os cabelos e os acessórios foram motivos de muitas risadas, afinal é de praxe as pessoas seguirem a moda e, no entanto, se divertir com imagens da moda do passado. Mas o que mais me chamou a atenção foi ver o quanto os aguasbelenses mudaram a sua essência nos últimos anos. 
Em 1987 atendendo ao convite do então promotor, Dr. Antônio Carlos, as pessoas que faziam parte da educação nessa cidade: escolas particulares e públicas municipais e estaduais, mais a extinta FEBEM, montaram uma programação que foi vivenciada durante toda a semana que antecedeu o Dia da Criança (12/10), onde ocorreu a culminância do projeto. Pois bem, era um tempo em que as pessoas se uniam em prol de um ideal, onde não havia politicagens, nem partidarismos, éramos apenas pessoas simples, sem muitos recursos, que buscávamos fazer algo pelas nossas crianças carentes de diversão e de uma série de outras coisas. 
Essa é a essência que se perdeu no tempo, a da simplicidade e da amizade que eram mais importantes que a cor do partido seguido, onde não havia necessidade de se comprar apoio político ou amizades e, por isso, as pessoas podiam ser amigas de fato, sem medo, mesmo quando votavam em partidos opostos.      Enfim, um tempo em que os parcos recursos não eram empecilhos para se vivenciar grandes projetos e que as amizades estavam acima das preferências políticas partidárias, sexuais e religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário