terça-feira, 3 de janeiro de 2017

AINDA SOBRE O DESFILE E SOBRE A BMKK

Cresci em uma cidade do interior, na qual havia o costume dos desfiles cívicos escolares no dia 07 de Setembro, durante a minha vida de estudante de ensino básico, eu participei de alguns deles. Depois com o tempo, os desfiles foram “saindo de moda” e deixaram de acontecer.
Há dez anos, mais precisamente em agosto de 2006, a Escola João Rodrigues Cardoso, para comemorar o seu aniversário de 40 anos, retornou com a tradição do desfile cívico. E foi aí que surgiu a nova banda marcial da escola, que recebeu o nome de um tocador de bumbo de uma das montagens da banda da escola, um ex-aluno, cujo tamanho era proporcional ao seu bom humor e alegria contagiantes, mas que, infelizmente já havia partido para outro plano. E nasceu a Banda Marcial Kylson Kellys, a famosa BMKK.
E a partir daquele ano, a EJRC continuou desfilando, não mais em seu aniversário, mas no Sete de Setembro, que voltou a ser comemorado com desfiles cívicos escolares em nossa cidade. E mais uma vez, o Velho João “lançou moda”, passando a despertar na sociedade aguasbelense o gosto por uma tradição que estava adormecida, foi o resgate do que havia sido bom no passado.
Neste ano, contudo, a equipe escolar da EJRC decidiu priorizar o nosso Desfile do Cinquentenário e não desfilou no Sete de Setembro junto com as demais escolas e preparou-se para fazer um desfile simples, porém elegante, dentro das possibilidades dos poucos recursos, mas que pudesse marcar o encerramento das ações vivenciadas durante este ano em comemoração ao seu cinquentenário, pois ano que vem até julho ainda teremos outros eventos para encerrar as comemorações do Jubileu de Ouro desta escola.
Toda a Família Velho João se mobilizou e a BMKK foi novamente reativada, com a participação dos alunos e dos veteranos. Em meio a toda a trabalheira de final de ano letivo, uma equipe muito boa de voluntários se mobilizou para preparar o desfile. E no dia 17 de dezembro a EJRC descia a avenida puxada pela BMKK. Foi emocionante ver na avenida a graça e a leveza das balizas, a elegância dos ex do Velho João que atenderam ao convite feito pela comunidade escolar: Nazaré Cabral (ex-aluna, ex-professora, ex-diretora adjunta); Zezé Moraes (ex-professora e ex-diretora), Maria Teixeira (ex-professora); Sr. Zé Neto (ex-professor); Aurinha (ex-professora e ex-educadora de apoio); Diogo Cabral (ex-aluno e ex-professor); Lara Cabral (ex-aluna e ex-professora); D. Luzia Malta (ex-profesora); Renata Andrade (ex-aluna e ex- professora); Cida Gurgel (ex-professora); Jarbas Maciel (ex-funcionário administrativo); Tairone Cordeiro (ex-funcionário administrativo); Paulo Quelé (ex-aluno); Ana Cleide (ex-aluna); Mirtes Conê (ex-aluna); Valdeci Melo (ex-aluna); Paulinha Macedo (ex-aluna); Marta Tenório (ex-aluna) e Ânderson (ex-aluno).
A escola não deixou de homenagear também as professoras fundadoras com uma apresentação especial para D. Nilza Ciríaco , D. Maria José Secundino e D. Elba Albuquerque.

São cinquenta anos de serviços prestados e de histórias construídas por cada um dos que por lá passaram. 

PS. Fiz este texto logo após o desfile, entretanto as correrias de final de ano não me permitiram reescrevê-lo e publicá-lo. E agora, decidi não descartá-lo, mesmo estando atrasado.. rsrsrs.

Eis algumas fotos "roubadas das redes sociais":





















Fomos notícia!!!
https://www.youtube.com/watch?v=KxJTjdvqEoM

http://igsweb.com.br/base.php?pagina=album-exibir&id-album=212&titulo-album=Momentos%20do%20desfile%20de%20encerramento%20do%20Jubileu%20de%2050%20anos%20da%20Escola%20Jo%C3%A3o%20Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário