sábado, 7 de novembro de 2015

PROJETO O LIVRO QUE EU LI - ANO V/2015 - GINCANA O ROMANTISMO BRASILEIRO EM PROSA

Durante este ano vivenciei o Projeto O LIVRO QUE EU LI, em seu quinto ano, apenas com a turma do 2º Ensino Médio "A", devido aos problemas pessoais pelos quais passei. E, mesmo assim, de forma mais "suave". Tendo como objetivo trabalhar a leitura de romances do Romantismo brasileiro através de atividades diferenciadas, motivando os alunos a desenvolverem uma competitividade saudável, além de incentivá-los a participar de atividades filantrópicas.
No segundo bimestre, quando estudamos a prosa no Romantismo, planejei uma gincana, cujas tarefas foram baseadas no romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. A turma foi dividida em duas equipes, a Equipe A, composto por alunos de números pares no Diário de Classe e a Equipe B, pelos ímpares. Entretanto, a apresentação das tarefas só puderam ocorrer no finalzinho do terceiro bimestre.
Foi uma manhã muito interessante que contou com a presença dos alunos da turma do 4º Normal Médio e das professoras Natália e Gleide, que fizeram parte da equipe de jurados.
Com o empate das duas equipes, o desempate se deu ao abrir os envelopes nos quais foram registrados as quantidades de itens arrecadados e doados por cada equipe às instituições. Com uma diferença de apenas sete itens, venceu a Equipe A. 
O registro fotográfico não ficou muito bom. A seguir, as tarefas vivenciadas e algumas fotos: 
1.Apresentar 01 casal caracterizado dos personagens do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo:
ü  Carolina.
ü  Augusto.
2.Montar o cenário da cena do capítulo XIV – Predilúvio sentimental, do romance A Moreninha, presente nas páginas 61 – 62 do livro didático.
3.Dramatizar o fragmento do capítulo XIV – Predilúvio sentimental, do romance A Moreninha, presente nas páginas 61 – 62 do livro didático.
4. Fazer uma Apresentação Oral sobre os dados mais relevantes da Vida e Obra de Joaquim Manuel de Macedo, com uso de recursos: slides, data show, fotos, vídeos etc.
5.Arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis para serem doados, em partes iguais, a duas instituições religiosas presentes em nossa cidade, cujas ações são voltadas também para a filantropia: a PASTORAL DA CRIANÇA e a FRATERNIDADE ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário