sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SOU DO VELHO JOÃO E EXIJO MAIS RESPEITO PELA NOSSA LUTA!

COMO JÁ EXPUS AQUI, A ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO, EM ÁGUAS BELAS - PE ESTÁ PASSANDO PELO "TRAUMA DA MUNICIPALIZAÇÃO" PROMOVIDA PELO GOVERNO ESTADUAL DE PERNAMBUCO E O PIOR, SEM QUE A COMUNIDADE ESCOLAR TENHA SIDO CONSULTADA OU AO MENOS COMUNICADA OFICIALMENTE SOBRE ESTA MUDANÇA.
ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS E EXPOSTAS NA INTERNET, A COMUNIDADE ESCOLAR FICOU SABENDO DESTE FATO "TÃO INSIGNIFICANTE" PARA AQUELES QUE ESTÃO NO PODER, MAS QUE POSSUI UMA RELEVÂNCIA CAPITAL PARA AQUELES CUJAS VIDAS SERÃO DESARTICULADAS A TROCO NÃO SE SABE DE QUÊ. 
O QUE FAZER DIANTE DISTO?
A MAIORIA DOS QUE COMPÕEM A COMUNIDADE ESCOLAR DECIDIU LUTAR, FAZER BARULHO, IR PARA AS RUAS, SE EXPOR NAS REDES SOCIAIS, ENFIM,  ENCARAR A LUTA CONTRA ESTE "INIMIGO OFICIAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO". É UM DIREITO GARANTIDO POR TODAS AS LEIS QUE REGEM A DEMOCRACIA DO NOSSO PAÍS. DESTA FORMA, CONFIRMANDO-SE MAIS UMA VEZ A TRADIÇÃO DE SERMOS UMA ESCOLA GUERREIRA.
ENTRETANTO, ESTA TRADIÇÃO NOS RENDEU MAIS ALGUNS INIMIGOS DISFARÇADOS, VERDADEIROS LOBOS TRANSVESTIDOS EM CORDEIROS: UMAS CERTAS PESSOAS RECALCADAS (INCLUSIVE PROFESSORES DE OUTRAS REDES), CUJAS IDEOLOGIAS ESTÃO VINCULADAS AO "PARTIDARISMO FANÁTICO", QUE PASSARAM A PROPAGAR QUE A NOSSA LUTA NADA MAIS É DO QUE UMA QUESTÃO POLÍTICO PARTIDÁRIA.
NA VERDADE, ESTES PSEUDOS INTELECTUAIS, CUJAS AÇÕES E HISTÓRICOS DE VIDA NÃO OS LEGITIMAM COMO CONHECEDORES PROFUNDOS DOS SENTIMENTOS QUE MOVEM AS PESSOAS, VISTO QUE ESTES SERES ESTÃO ACOSTUMADOS A PAUTAR AS SUAS FALAS E AÇÕES ATRAVÉS DA ÓTICA DO PARTIDARISMO ESTÃO QUERENDO DAR CONOTAÇÕES POLÍTICO PARTIDÁRIAS AO NOSSO MOVIMENTO.
QUE FIQUE BEM CLARO AQUI QUE TODA A NOSSA LUTA ESTÁ SENDO IMPETRADA EM PROL DA SOBREVIVÊNCIA DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO, UMA ENTIDADE EDUCACIONAL QUE É ATUANTE EM NOSSO MUNICÍPIO HÁ QUASE 50 ANOS E DE TODAS AS PESSOAS, CUJAS VIDAS ESTÃO INTERLIGADAS A ELA: ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS. 
GOSTARIA DE ENFATIZAR QUE ESTE NÃO É O MOMENTO DE SE FICAR EM "ENLEVO EGOCÊNTRICO" OLHANDO-SE APENAS PARA O PRÓPRIO UMBIGO PARA NÃO CORRER O RISCO DE SE PERDER AS BENESSES PASSAGEIRAS. NÃO É O MOMENTO PARA SE ATIRAR PEDRAS LEVIANAMENTE CONTRA AQUELES QUE LUTAM PELO QUE ACREDITAM, QUE TÊM SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO À ESCOLA NA QUAL CONVIVEM DIARIAMENTE.
E, POR ÚLTIMO, QUERO LEMBRAR A TODOS QUE EM OUTROS MOMENTOS, EM OUTROS GOVERNOS, QUANDO TAMBÉM LUTAMOS PARA EVITAR "INTERFERÊNCIAS MUNICIPAIS", A NOSSA AÇÃO FOI ALGO CLASSIFICADA POR TODOS COMO "LOUVÁVEL", PASSAMOS A SER CONHECIDOS COMO PROFESSORES E ALUNOS "GUERREIROS".
E EU VOS PERGUNTO, NOBRES COLEGAS, NESTE CASO, QUEM É QUE ESTÁ SENDO LEVADO APENAS POR MOTIVOS POLÍTICOS PARTIDÁRIOS?
REFLITAMOS SOBRE ISTO.
AFINAL, UMA BOA PARTE DESTES QUE AÍ ESTÃO DESDE AS MAIS ALTAS ESFERAS DO PODER MUNICIPAL ATÉ AQUELES CUJOS CARGOS E FUNÇÕES SÃO MAIS SIMPLES, UM DIA JÁ FIZERAM PARTE DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO, TIVERAM OU AINDA TÊM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA A FAZER PARTE.
POR ISSO, SOU CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL! 
E TENHO CORAGEM DE LUTAR, POIS NÃO QUERO O FIM DA ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO. 
SOU DO VELHO JOÃO E EXIJO MAIS RESPEITO PELA NOSSA LUTA!

2 comentários:

  1. Embora seja admitido na forma de Lei 5.692/71, flexibilizar a organização do ensino básico, a Lei. 9.394/96 reitera os ciclos como uma das formas e alternativas de organização da escola (art. 23), ao mesmo tempo, apagar um histórico de lutar, dedicação e profunda doação, de homens e mulheres que construíram ao logo de 50 anos os pilares da sociedade águas-belense. E das justificativas que sustentam as iniciativas de adoção de ciclos escolares mais uma vez recorrem aos conhecimentos e argumentos vazios, de um sociedade marcada pela ausência do bom senso, de ver o próximo como agente de sua historia. uma sociedade marcados pela velha politica partidária, que têm forte papel indutor na sociedade Águas-belense.. se esta academia do conhecimento, vinhe a se MUNICIPALIZADA, teremos muito o que lamentar.

    ResponderExcluir
  2. É intrigante o fato de que tudo se reflita na bem lembrada luta "político-partidária" que sempre foi efervescente e, de certa maneira, lamentável em Águas Belas. É ainda mais lamentável que certos "detentores do conhecimento" não enxerguem tal fato mesmo que ele esteja a gritar em sua frente e se neguem a reagir por medo de perda de privilégios garantidos por lideranças políticas locais. Creio que existam duas palavras que possam explicar e classificar tal comportamento, quais seriam? "Burrice" e "Covardia". Por quê "burrice"? Burrice seria um termo pejorativo e ofensivo o qual seríamos obrigados a adotá-lo ao invés de "inocência" que não se enquadraria no perfil dos "pseudo intelectuais". "Covardia" perfeitamente se encaixa, pois explicita o medo de reação diante de uma situação logicamente prejudicial à todos os envolvidos no ambiente educacional da E.J.R.C. (compreenda-se do faxineiro ao diretor).

    ResponderExcluir