segunda-feira, 18 de junho de 2012

06 de junho - dia de muitos eventos na EJRC

No dia 06 de junho, ocorreu, na EJRC, o I CONCURSO DE CARICATURAS DE LUIZ GONZAGA/2012, que é uma das ações do PROJETO VIVA LUIZ - " Tá danado de bom, Seu Lula!". E mais uma vez pudemos constatar que o aluno da EJRC tem inúmeros talentos e gosta de participar de atividades artísticas e culturais.
O evento ocorreu nos três turnos, cuja participação foi maior nos turnos diurnos, entretanto, o nível dos trabalhos apresentados pelos alunos do terceiro turno nos fizeram ver que havia a necessidade de criar categorias distintas para a escolha e classificação das caricaturas produzidas por eles.
Por isso, teremos não apenas três trabalhos premiados, mas seis, pois haverá a premiação dos três melhores trabalhos dos alunos dos  turnos da manhã e da tarde, e a premiação das três melhores caricaturas dos alunos do turno noturno.
Além da professora Eugênia e de mim, na organização desses momentos, pudemos contar com a ajuda da professora Risalva Bezerra, que desempenha as funções de bibliotecária, e de uma equipe de alunos do 4º Normal Médio, que é uma das turmas envolvidas no PROJETO VIVA LUIZ - "Tá danado de bom, Seu Lula!"
Neste mesmo dia, ocorria no turno noturno a vivência de uma das ações do PROJETO O LIVRO QUE EU LI - ANO II/2012, pelos alunos do 4º Normal Médio - tratava-se da Poesia Itinerante, onde cada equipe recitou e analisou três poesias nas salas de aulas das outras turmas.
Após o estudo literário, em sala de aula, dos poetas da segunda fase do Modernismo brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles,  cada grupo de alunos escolheu um poema de cada autor estudado, analisou-os, decorou-os, montou figurinos e maquiagens e apresentou para os colegas das outras turmas.
Para iniciar a maratona de recitais itinerantes da noite, a turma apresentou no pátio da escola uma das músicas de Vinícius de Moraes, acompanhada no violão por um ex-aluno muito querido, Jonhnatan Cordeiro, que foi convidado por um dos grupos.
E após todos os recitais da noite, a turma do 4º Normal Médio, ao som do violão tocaram algumas músicas de Luiz Gonzaga, no pátio da escola, enquanto os alunos inscritos no concurso de caricaturas produziam as suas obras de arte.
Difícil descrever a efervescência cultural na qual a EJRC se transformou na noite de 06 de junho, mais difícil ainda descrever o prazer com que os professorandos desempenharam estas tarefas. 
E muito mais difícil ainda, descrever o prazer que sinto em trabalhar e viver estes momentos com os meus alunos-sobrinhos, muito queridos. Vale a pena ser professor e vivenciar momentos tão agradáveis quanto estes, mesmo que nos façam trabalhar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário