segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dona Edméa Cruz Ubirajara - ícone da educação aguasbelense

Hoje recebi uma notícia que me deixou triste e me fez voltar no tempo e reviver a minha infância. Refiro-me ao falecimento de um ícone da educação aguasbelense: a professora Dona Edméa Cruz Ubirajara, que por muitos anos dirigiu com sabedoria, amor e dedicação a Escola João Rodrigues Cardoso.
Lembro-me daquele sorriso tranquilo, daquela forma mansa e firme de falar e do orgulho que ela tinha da nossa turma, por sermos a primeira turma de "alunos concluintes de 8ª série".
Durante os oito anos em que estudei na EJRC, da 1ª a 8ª série, Dona Edméa foi a nossa diretora, estando sempre presente de forma carinhosa, porém firme, nos incentivando e nos punindo quando havia necessidade. Foram tempos bons aqueles. Onde me acostumei ao seu sorriso sincero, suas palavras carinhosas. 
Essa será sempre a minha visão de Dona Edméa: uma senhora meiga, pequena, porém forte, inteligente, carinhosa, que dedicava-se muito a sua função, que tinha orgulho de sua família, de sua profissão e da escola que ela dirigia.
Através de suas "palestras de incentivo" durante os momentos em que tínhamos que fazer filas para cantar os Hinos brasileiros e rezar antes de entrarmos nas salas de aula, ficamos conhecedores da sua carreira profissional, dos seus primeiros anos como professora primária e, principalmente, da sua família, pois esses eram os assuntos dos quais ela sentia mais prazer em falar. E por isso, eu me sentia também parte da sua família.
Isso me faz pensar sobre uma verdade que às vezes dói bastante: ser professora é uma missão difícil, pois convivemos muito mais com os filhos dos outros, os nossos alunos, do que com os nossos filhos; vivemos muito mais na escola do que em nossa casa. Talvez seja por isso que sentimos necessidade de compartilhar com os nossos alunos, coisas e fatos da nossa família. E com Dona Edméa com certeza também foi assim. 
Por isso, hoje minha homenagem sincera a minha querida Dona Edméa. Que Deus a tenha sempre. 

2 comentários:

  1. É por isso que tenho tanto orgulho de ter esse nome! Muito obrigada pela homenagem, é muito bom saber que ela fez tanta diferença na vida das pessoas. E na sua vida, principalmente...Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Dona Edméa Cruz Ubirajara minha querida mãe sempre foi lutadora e guerreira, agia com o pulso forte de uma gigante, e ao mesmo tempo com a doçura de uma criança. Era uma Incansável defensora do justo e correto, bem como possuía um coração maior do que ela mesma. Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas, percebia-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto era confiável e extremamente fiel aos seus princípios, centrados sobretudo no amor na concórdia, e nos bons costumes. Naturalmente conseguia encantar a todos com a sua personalidade, forte, única e sempre com uma sensatez admirável.Apaixonada pela vida, por seus amigos e por sua família, possuía a capacidade louvável de abrir mão de si pelo bem de outras pessoas. Era na realidade a verdadeira personificação do amor. Trazia no rosto a marca inconfundível de um sorriso lindíssimo e iluminado, que contagiava as nossas almas e trazia paz aos nossos corações.Através das suas atitudes e exemplos, ajudou a melhorar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha. Lembrar do seu semblante e da sua essência é um exercício maravilhoso!!! é como se eu pudesse contemplar a beleza encantadora de um anjo do céu. Obrigado Cida pela homenagem, você reconheceu essas virtudes porque tu também sois virtuosa.
    um braço
    Carlos Ubirajara

    ResponderExcluir