segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROJETO A COR DO BRASIL - ANO II - TEMA: A HERANÇA AFRICANA NO BRASIL: DA CULTURA AO PRECONCEITO. TROFÉU JOAQUIM NABUCO/ EJRC/ÁGUAS BELAS-PE.

No dia 07 de outubro, sexta feira, aconteceu na EJRC, a segunda edição da gincana interclasse do Projeto A Cor do Brasil, cujo tema este ano era A herança africana no Brasil: da cultura ao preconceito. Trata-se da culminância do projeto que é vivenciado pelas quatro turmas de 8ª série da escola, com a participação de todas as disciplinas e professores, que, desde o primeiro bimestre, trabalham assuntos relacionados ao tema, através de estudos, análises e discussões surgidas a partir da exibição de filmes, de slides, de livros e textos, de músicas, de leis, enfim de tudo o que é relevante para a erradicação de todo e qualquer preconceito, dando um enfoque maior às questões afro-brasileiras e africanas.
Este ano, houve a participação de apenas três turmas, A,B e C, pois a turma D desistiu na última semana, apesar de todos os esforços da coordenadora do projeto, a Profª Nazaré Cabral, para que a turma não desistisse. Outro diferencial desse ano, e dessa vez positivo, é que foi instituído o TROFÉU JOAQUIM NABUCO, para premiar as três melhores turmas. 
As turmas apresentaram as tarefas que foram previamente elaboradas, com mais de um mês de antecedência, diante de uma platéia de alunos e professores e os jurados convidados julgaram e pontuaram essas tarefas. A soma das pontuações resultou na seguinte colocação: 1º lugar a 8ª "A"; 2º lugar: a 8ª "C" e 3º lugar: a 8ª "B". A escola premiará as duas primeiras colocações com uma visita técnica aos principais museus de Pernambuco. 
No ano passado, alunos das duas turmas e uma equipe de professores e representante da equipe gestora foram ao Museu do Homem do Nordeste, ao Instituto Ricardo Brennand e ao Zoológico. Onde os alunos e professores tiveram apenas que arcar com as despesas de alimentação, pois a escola patrocinou o transporte. Este ano o roteiro ainda está sendo definido, mas a data já está agendada: dia 21 deste mês.
Parabéns à turma vencedora e aos alunos que participaram das demais turmas!
Agradecimentos especiais aos jurados convidados deste ano: Prof. Diogo Cabral, Profª Fábia Pereira, Profª Joseana, Prof. Jeremias Queiroz, Prof. Clóvis Barbosa, Prof. Manoel, Robson Rayan, Ângela Ventura, Mª do Socorro e Jarbas Maciel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário